Os citrinos são uma das culturas com maior relevância na região do Algarve, não só em termos de área mas também ao nível da socio-economia regional. A agricultura biológica é um modo de produção cujas mais-valias deverão ser estudadas e avaliadas. É fundamental a cooperação entre entidades regionais, no sentido de obter resultados que impulsionem o desenvolvimento da região.
Foi nesse sentido que a ALGAR e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve decidiram celebrar um protocolo. O acordo de cooperação tem como objetivo o desenvolvimento do projeto “Implantação de uma parcela experimental de citrinos em Modo de Produção Biológica (MPB) / Modo de Produção Convencional (MPC).
Este projeto que irá decorrer por um período de 12 anos, visa comparar os modos de produção referidos em condições edafoclimáticas semelhantes, tentando assim demonstrar a viabilidade técnico-económica e a qualidade do cultivo biológico de citrinos, segundo as práticas culturais autorizadas, bem como outros aspetos importantes, como os fitossanitários.
Além disso, pretende também fomentar a prática de agricultura biológica, sensibilizar e educar a população para o respeito e defesa do ambiente, potenciando a utilização de composto.
Serão instalados dois ensaios. Um de laranja Lane Late e outro de tangerina Ortanique. O ensaio com as laranjas terá duas parcelas, uma em modo de produção biológico e outra em modo de produção convencional. Em ambas será colocado Nutriverde – composto produzido na ALGAR com os resíduos verdes (cortes de árvores, ramagens, verdes dos campos de golf, etc..) nas linhas, em faixas de 2m de largura. O Nutriverde funcionará como fertilizante e cobertura de solo para evitar o aparecimento de infestantes.
O ensaio com as tangerinas visará comparar a aplicação de Nutriverde versus Nutriverde Decor no que concerne a fertilidade e a cobertura do solo.
Por: Algar
Categorias:Algarve



