Loulé

Grupo Coral de Quarteira na Festa do Buraco no CC Vale Silves (10 fotos)

O Centro Social e Comunitário de Vale Silves, em Boliqueime, promoveu ontem a Festa do Buraco – Festa da Castanha Assada.

A presidente do centro, Maria Armanda, disse ao PlanetAlgarve que a intenção desta festa foi reavivar a velha tradição da milenar Festa do Buraco, nos tempos em que Silves foi capital do Algarve (Século XI). Nessa altura, apenas em Monchique havia castanhas e as pessoas, em romaria até Silves, paravam na Atalaia, a que chamavam ‘Buraco’, para comerem castanhas assadas e beber o vinho novo. Desta circunstância nasceu a ‘Festa do Buraco’. Também daí deriva o nome ‘Vale Silves’.

Maria Armanda disse-nos ainda que esta festa, tal como outras que têm vindo a ocorrer, têm por objetivo a angariação de fundos para aquisição de uma nova máquina de lavar roupa industrial, em virtude da existente ter avariado.

A festa teve o seu início pelas 16 horas com Jogos Tradicionais e Quermesse. À noite, teve lugar o jantar e baile animado por David Alves, bem como a atuação do Grupo Coral de Quarteira, nesta que foi a sua primeira atuação após o período de férias.

O Grupo Coral de Quarteira foi, como habitualmente, dirigido pelo Prof. Carlos Sousa e acompanhado ao piano pelo Prof. João António de Almeida.

O alinhamento da atuação foi composto pelos seguintes 10 temas: Canção do Peregrino (Pe. José Pedro Martins; Perdigão Perdeu a pena (Luís Vaz de Camões); Coro dos Escravos Hebreus da ópera Nabuco, de J. Verdi; Loucos de Lisboa (João Monje – Ala dos Namorados); Estrela d’Alva (José Afonso); Tia Anica (Corridinho Algarvio); Romaria (de Renato Teixeira, popularizado por Elis Regina); Balaio (Tema Popular Brasileiro); Hosi Katekisa (Hino de África); Siyahamba (Tradicional Zulu). Destaque ainda para a atuação das jovens solistas do grupo, Helena Bernardo e Lúcia Rafael.

Grupo Coral de Quarteira

O Grupo Coral de Quarteira surgiu em 2010, numa iniciativa de um grupo de entusiastas do Banco de Tempo de Quarteira. Ao longo destes quatro anos de existência, tem realizado concertos em Quarteira, Loulé, Albufeira, Tavira, Vila Real de Santo António, Évora e Águeda. O seu repertório é abrangente, entre o sacro, o popular e os espirituais afro-americanos. Tem ainda desenvolvido concertos temáticos.

A Direção Artística está a cargo do Professor Carlos Filipe Ferro de Sousa, professor de Educação Musical na EB2/3 D. Dinis.

O Grupo Coral conta ainda com o apoio do Professor João António de Almeida ao piano e na apresentação dos concertos onde o Grupo Coral de Quarteira é anfitrião.

O grupo coral gostaria de poder contar com mais elementos, sobretudo masculinos, pelo que os interessados poderão comparecer nos ensaios, os quais ocorrem todas as sextas feiras, das 18h às 19h30, na EB2/3 D. Dinis, em Quarteira.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Loulé, Quarteira

PlanetAlgarve