AGENDA

Afonso Dias em Recital na Biblioteca Municipal de Silves | 7 de novembro

Afonso Dias, conhecido “dizeur” residente no Algarve, apresenta na Biblioteca Municipal de Silves, no dia 7 de novembro, pelas 21h00, o recital “O Mar ao Fundo”.

o_mar_ao_fundo

“Sou algarvio / e a minha rua tem o mar ao fundo” escreveu o poeta de Armação de Pêra, vila do concelho de Silves, António Pereira. É precisamente sobre o mar algarvio, o mesmo que o Infante D. Henrique desafiou, que Gil e Lançarote afrontaram e que deslumbrou Sophia de Mello Breyner Andresen, que se falará neste recital. “O mar ao fundo” é um trabalho construído com poesia e música de algarvios – naturais ou adotados – e de amantes do Algarve e do Mar.

Afonso Dias, autor, cantor, ator de teatro, divulgador de poesia em centenas e centenas de sessões, enfim, militante da cultura, é o autor do projeto (das composições, bem como da pesquisa e seleção de materiais), que permitirá a todos os presentes apreciarem textos de António Pereira, Leonel Neves, João Lúcio, Teresa Rita Lopes, Carlos Brito, António Aleixo, Natália Correia, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner, Maria da Conceição Silveira, Natércia Duarte e do próprio Afonso Dias. O recital contará, ainda, com a presença especial de Tânia Silva.

SOBRE AFONSO DIAS:

Intérprete, autor de canções e “dezedor” de poesia, fundador do GAC – Grupo de Acção Cultural onde participou em 3 LP’s e 8 EP’s e centenas de espectáculos de 1974/77;

Deputado à Assembleia Constituinte em 1975/76;

Há mais de 45 anos que canta e diz poesia, no país e na Europa – Alemanha, Holanda e França, sobretudo;

No Algarve, desde 1984, tem actuado em Teatros, Bibliotecas, Associações, Centros Culturais e Monumentos, em colaborações com Câmaras Municipais, Freguesias e a Direção Regional de Cultura;

No país tem actuado: RTP, Antena 1, Almodôvar, Aljustrel, Castro Verde, Serpa, Moura, Lisboa, V. F. de Xira, Porto, Vila Real, Valença, Riachos, Alpiarça, Santarém, Constância, Coimbra, Leiria, Aveiro, Braga, Guimarães, Almada, Setúbal, Algarve todo… ;

De 2004 a 2010, como actor e/ou músico, na ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, entrou nas produções:

“Poemas e canções que fizeram Abril” – que organizou

“Em papel perfumado” – idem

“Antígona” –  Sófocles / M. Zambrano

“Os fantasmas do homem do talho” – Victor Haim

“A história do soldado” – Stravinsky

“Ricardo III “ – W.Shakespeare

“O coração de um homem” – Lutz Hubner

“O empresário” – W. A. Mozart

“D. Quixote” – Luís Mourão (actor e autor de 5 canções).

“George Dandin” – Moliére

“Insustentável Leveza” – Bernardo Soares

Colaborou com a Direção Regional de Educação do Algarve, entre 2001 e 2013, nos projetos de promoção da poesia nas escolas “Ao sabor da poesia” e “A Poesia está na Escola” . Nesse projeto realizou muitas centenas de sessões para mais de 65000 (sessenta e cinco mil) alunos. Desse projeto resultou a edição de 3 CD’s de poesia produzidos em colaboração com a Associação de Professores de Português de título genérico “cantando espalharey”

Desde 2006 que publica a coleção “selecta”, de poesia em CD, de que saíram 9 números dedicados a: Poetas da Lusofonia, Poesia de António Gedeão, Poesia de Alberto Caeiro, Poesia de Cabo Verde e Sebastião da Gama, Poesia de Miguel Torga, Poesia de Natália Correia, Poesia de Álvaro de Campos, Poesia Fernando Pessoa e Ricardo Reis, Poesia de Cesário Verde.  A “selecta” foi suspensa em 2011 – mercê da “crise” – e mantém em carteira 20 números não editados onde avultam: António Ramos Rosa, Teresa Rita Lopes, Alexandre O’Neill, Sophia de Mallo Breyner…

Um dia destes… A “selecta” mereceu, em 2008, Declaração de Interesse Cultural do Ministério da Cultura.

Publicações

. Livros de poesia – “Grande angular” – 2001 e “Geometria do Sul” – 2003

. 8 Álbuns musicais e CD’s de originais o último dos quais foi “Fado ALEIXO” (2013).

. 20 CD’s editados, no total (19 deles no Algarve)

Por: Município de Silves

Categorias:AGENDA, Silves

PlanetAlgarve