Algarve

Parceiros do projeto Cataplana Algarvia fazem avaliação positiva das atividades já realizadas | Primeiros conteúdos estão quase prontos a ‘servir’

A Tertúlia Algarvia, a Região de Turismo do Algarve e a Associação Turismo do Algarve estiveram reunidos esta terça-feira, dia 4 de novembro, com representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional para avaliar o que foi feito ao longo deste ano e preparar as atividades agendadas para 2015, no âmbito do projeto Cataplana Algarvia financiado pelo Programa Operacional Algarve 21.

Até ao momento, foram realizadas mais ações do que as que estavam previstas inicialmente, resultado da excelente aceitação por parte do público e das entidades parceiras, de onde se destacam as autarquias de Faro, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão e Tavira, bem como as empresas Silampos e Ana Aeroportos.

Assim, em vez de seis demonstrações de cozinha ao vivo, foram promovidas sete, estimando-se que, no conjunto, tenham contando com a presença de 12 mil pessoas; e filmados oito vídeos de receitas, mais dois do que inicialmente planeado.

Também o trabalho desenvolvido para o livro superou as expectativas dos promotores do projeto, sendo que irá incluir 43 propostas de confeções para cataplana, entre receitas do litoral, do barrocal, da serra e de autor.

Prevê-se que tanto o livro como os vídeos estejam disponíveis nos primeiros dois meses de 2015. Até junho, serão ainda desenvolvidas mais atividades, nomeadamente: visitas de familiarização destinadas a operadores turísticos e jornalistas, bem como um programa de experiências organizado em articulação com a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

Durante esta reunião de avaliação intercalar do projeto, foi igualmente evidenciada a entrega que os 16 Chefes de cozinha participantes depositaram nas diversas atividades para as quais foram convidados.

Recorde-se que esta iniciativa conta com o envolvimento de profissionais de cozinha de renome, tais como Alberto Carvalho, Augusto Lima, Chakall, Diogo Noronha, Frederico Lopes, Justa Nobre, Lígia Santos, Manfred Kickmaier, Nuno Diniz ou Paulo Fortes.

Em suma, a Tertúlia Algarvia, a Região de Turismo do Algarve e a Associação Turismo do Algarve fazem uma avaliação positiva das atividades já realizadas e consideram que o principal objetivo do projeto tem estado a ser alcançado. Ou seja, o mesmo está a contribuir para a valorização e notoriedade da cataplana, em particular, e da gastronomia regional, em geral.

Por: Tertúlia Algarvia

Categorias:Algarve

PlanetAlgarve