Susana Ribeiro e João Carlota, ambos de 24 anos, são os melhores jogadores portugueses amadores de 2014. A jogadora do Club de Golf de Miramar e o jogador do Clube de Golfe de Vilamoura terminaram a época no posto de n.º1 do Ranking Nacional BPI, a mais importante hierarquia da Federação Portuguesa de Golfe, e receberam os respetivos troféus numa cerimónia dirigida pelo presidente da FPG, Manuel Agrellos, e realizada no Clube de Campo da Aroeira, no concelho de Almada.
- Susana Ribeiro recebe de Gonçalo Xavier o prémio de n.º 1 de 2014 do Ranking Nacional BPI, por Hugo Ribeiro LR
- João Carlota discursa depois de receber de Gonçalo Xavier o prémio de n.º 1 de 2014 do Ranking Nacional BPI, por Hugo Ribeiro LR
Para Susana Ribeiro, tornou-se um hábito encerrar uma temporada como n.º1, tendo-o feito pelo quarto ano consecutivo. Bem pelo contrário, para João Carlota foi atingir um objetivo há muito perseguido e do qual não ficou muito longe em 2012, quando foi n.º2, atrás de Gonçalo Pinto.
«Estou contente por ter ganho o Ranking Nacional BPI porque era o meu objetivo este ano. Quando eu era pequenina, tinha como sonho ser a n.º1 do ranking. Olhava para a Carla Cruz porque ela era o meu ídolo e queria ser a n.º1 como ela. Agora já fui quatro anos seguidos, o que é ótimo», declarou Susana Ribeiro, que junta este n.º1 ao título de campeã nacional amadora, obtido em 2014 e 2013.
«É sempre bom sentir que o trabalho que tenho feito ao longo dos anos tem dado frutos no meu jogo e na minha carreira. Ser n.º1 era um objetivo (em 2014) porque sabia que o meu jogo estava a evoluir cada vez mais, ano após ano, e mais tarde ou mais cedo esta vitória iria acontecer. Veio este ano e foi muito bom», disse João Carlota, o vice-campeão nacional amador de 2014, que este ano não contou com a concorrência de Gonçalo Pinto, o n.º1 de 2011, 2012 e 2013, passado a profissional no final da época transata.
Para além do Ranking Nacional BPI, a FPG anunciou também os rankings finais de 2014 do Circuito Liberty Seguros. Na categoria Ouro (gross) foram n.º1 Rita Félix e Gonçalo Costa. Na categoria Prata (net) venceram Joana Silveira e Pedro Lencart. Para consultar os rankings finais de 2014 clique aqui na página digital de rankings da FPG .
N.º1 nacional feminino arrancado a ferros
Foi a vitória mais difícil de Susana Ribeiro no Ranking Nacional BPI pelo facto de só ter conseguido jogar três dos seis torneios do Circuito Liberty Seguros, o mais importante da FPG para amadores. Nos outros três torneios desse circuito a bicampeã nacional amadora esteve a competir em eventos internacionais.
Daí que tenha havido luta até ao fim e que tenha chegado ao 6.º e último torneio, na Aroeira, com possibilidades de ser destronada quer por Rita Félix, quer por Joana Silveira. Rita Félix, devido a ter esta semana exames da licenciatura de Medicina, não pôde competir no fim de semana passado e desistiu logo dessa luta pelo n.º1. Susana Ribeiro sabia que um 2.º lugar na Aroeira seria suficiente, mesmo que Joana Silveira vencesse o torneio. Fez a sua parte e foi vice-campeã na Aroeira, torneio ganho por Leonor Bessa.
Foi um final de época emocionante, com Susana Ribeiro a somar 1.467 pontos em 7 torneios contabilizados: 450 pontos pela vitória no Campeonato Nacional Absoluto Peugeot, 225 pela vitória no Campeonato Nacional de Clubes Solverde, 225 pela vitória no torneio Liberty Seguros dos Álamos, 188 pelo 2.º lugar no torneio Liberty Seguros da Aroeira, 180 pelas meias-finais na Taça da FPG BPI, 116.º pelo 15.º lugar no Campeonato Internacional de Espanha de Stroke Play e 83 pelo 4.º lugar no torneio Liberty Seguros de Montebelo.
A apenas 221 pontos ficou Joana Silveira, também de Miramar. A campeã nacional de 14 anos foi a grande revelação desta época de 2014, ano em que venceu a Taça FPG BPI, o Campeonato Nacional de Clubes Solverde, o torneio Liberty Seguros de Troia, o Campeonato Nacional de Segundas Categorias. A vitória na Taça FPG BPI tornou-a na campeã mais jovem de sempre daquele Major nacional amador.
João Carlota n.º1 sem contestação e sem ganhar torneio individual
Se o Ranking Nacional BPI feminino foi decidido até ao último dia da época, o masculino já estava decidido mesmo antes do início do 6.º Torneio Liberty Seguros da Aroeira.
Só Tomás Silva, poderia ultrapassar o n.º1 João Carlota e ao optar por não competir (por estar inscrito noutro evento), o campeão nacional amador abdicou de repetir o feito de Susana Ribeiro, de juntar o título nacional ao de n.º1 do ranking.
João Carlota foi, assim, o incontestado n.º1 nacional amador de 2014, num ano em que, curiosamente, não venceu qualquer torneio individual. O título mais importante que conquistou em 2014 foi o de campeão nacional de clubes.
Tal como aconteceu com Susana Ribeiro, também João Carlota foi penalizado por só ter podido disputar três dos seis torneios do Circuito Liberty Seguros, mas se ela só conseguiu obter um resultado internacional para o ranking, ele, pelo contrário, aproveitou bem as digressões ao estrangeiro, registando resultados dignos de relevo. Este foi um bom exemplo de como se pode ser n.º1 nacional amador graças a boas prestações internacionais.
O total de 1.447,1 pontos de João Carlota, em 10 torneios contabilizados, foi obtido do seguinte modo: 300 pontos pelo 2.º lugar no Campeonato Nacional Absoluto Peugeot, 248 pelos 1/16 de final no British Amateur (ou The Amateur Championsip – um Major amador a nível mundial), 227 pelo 19.º lugar na Copa Real Club de Golf de Sotogrande, 166,67, pelo 46.º lugar no Campeonato do Mundo Amador do Japão, 117,4 pelo 41.º lugar no Campeonato da Europa Individual Masculino, 11.º pelo 10.º lugar no Campeonato Internacional Amador de Portugal, 85 pela vitória no Campeonato Nacional de Clubes Solverde, 85 pelo 4.º lugar no torneio Liberty Seguros dos Álamos, 65 pelo 8.º lugar no torneio Liberty Seguros de Montebelo e 43 pelo 9.º lugar no torneio Liberty Seguros da Aroeira.
No 2.º lugar do Ranking Nacional BPI de 2014 ficou Tomás Silva, do Club de Golf do Estoril, com 1.263,3 pontos, ou seja, a 183,8 pontos. Este jogador de 22 anos viveu a sua melhor época de sempre e mostrou ter uma boa margem de progressão: venceu o Campeonato Nacional Absoluto Peugeot, o Torneio Liberty Seguros de Troia, obteve um histórico 9.º lugar no Campeonato da Europa Individual Amador e foi pela primeira vez a um Campeonato do Mundo Amador.
Por: Assessoria de Media da Federação Portuguesa de Golfe






