É lançada no próximo domingo, 30 de novembro, pelas 15h00, junto à escola primária do Ameixial, a Revista-Livro “60+”, de Maria Corgas, um álbum dos últimos habitantes com mais de 60 anos da freguesia do Ameixial, no interior do Concelho de Loulé.
Pretende-se que este seja um momento de convívio entre a população, numa tarde animada pelo grupo coral alentejano As Mondadeiras de Santa Cruz.
A obra que conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé é composta por 150 páginas de imagens a preto e branco e contém as fotografias de todos os habitantes da freguesia do Ameixial, com idade superior a 60 anos. O leitor pode folhear as paisagens desta freguesia, entrar dentro da genuína cultura e tradições da serra algarvia e das histórias das suas gentes.
“Aquela aldeia perdida nas entranhas do Caldeirão, este retalho de interior algarvio onde as pessoas se vão dizimando e perdendo, avista-se já a desertificação quase certa num amanhã breve…é de registar o dia em que um livro surgiu para não deixar cair no esquecimento as gentes humildes que são a prova de que ali houve vida e esse dia é domingo! Dali em diante os 300 e muitos rostos da 60+ serão sempre lembrados mesmo que não conhecidos e a sua cultura, sabedoria, formas de estar de ser de vestir serão a irrevogável marca de um povo que existiu e mereceu mais do que teve”, refere a autora.
Maria Corgas é o nome artístico de Maria João Costa Luz. Natural do Ameixial, estudou Design da Comunicação na Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve. Tem-se dedicado à escrita é a pintura.
Por: Município de Loulé





