AGENDA

Cerimónia de entrega do prémio “Maria Veleda” a Margarida Tengarrinha no TEMPO | 6 de dezembro

O Prémio Regional «Maria Veleda» é uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve, que se propõe destacar e reconhecer a atividade cultural de personalidades algarvias, protagonistas de intervenções particularmente relevantes e inovadoras na Região e, também dar um contributo à medida «Mulheres criadoras de cultura», preconizada no V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e não Discriminação a decorrer no período 2014-2017.

Maria Veleda (1871-1955), pseudónimo de Maria Carolina Frederico Crispim, nasceu em Faro, em 1871. Foi professora primária e pioneira na luta pela educação das crianças e pelos direitos das mulheres, pelos ideais de justiça, pela liberdade, pela igualdade e pela democracia.

No passado dia 10 de Outubro, em reunião de avaliação das 11 candidaturas recebidas para o Prémio Regional «Maria Veleda» | 2014, o Júri, por unanimidade, deliberou atribuir o prémio Margarida Tengarrinha -,por considerar que sua atividade cívica no desenvolvimento social do Algarve, o seu percurso cultural ligado às artes visuais, à investigação e à história da região, assim como toda a sua participação na formação democrática de Portugal ao longo de toda a sua vida, a tornam protagonista de uma intervenção particularmente relevante na cultura do Algarve, cumprindo-se assim o objetivo deste prémio.

A cerimónia de entrega do galardão é uma organização conjunta da Direção Regional de Cultura do Algarve e da Câmara Municipal de Portimão e irá acontecer no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, no dia 6 de dezembro, pelas 18 horas.

Este ano de 2014 o prémio tem uma dotação de 5.000,00€ e uma medalha comemorativa, da empresa de cortiça PELCOR que assim se associa ao Prémio Regional «Maria Veleda».

O programa da cerimónia contempla dois espectáculos musicais: o Duo de Acordeão e Violino com Gonçalo Pescada e João Pedro Cunha, com um repertório que integra obras de Antonio Vivaldi, Richard Galliano, W. A. Mozart, Timo Juhani Kyllomene e Astor Piazzolla e a Orquestra de Câmara Joly Braga Santos, com 17 músicos em palco que irão interpretar obras dos compositores Piotr IIych Tchaikovsky, W. A. Mozart e Francesco Sartori.

Margarida Tengarrinha, mulher culta e apaixonada por todas as artes, merece o reconhecimento pelo seu contributo para a cultura da região e pela sua empenhada cidadania, através deste galardão. Hoje encontra-se aposentada, mas nem por isso menos activa e disso é prova a forte adesão e entusiasmo dos seus mais de 80 alunos, nas aulas de História de Arte que lecciona há mais de 20 anos, na Universidade Sénior de Portimão.

Por: Direção Regional de Cultura do Algarve

cartaz

Categorias:AGENDA, Portimão

PlanetAlgarve