A ANPC está a proceder no âmbito das suas missões de interesse público ao transporte aéreo de três geradores de energia da EDP destinados a suprir a falta de alimentação elétrica que, desde ontem pelas 15:00 horas, afeta o fornecimento de eletricidade aos habitantes das ilhas da Armona e da Culatra, no município de Faro, Algarve.
O pedido foi feito pela EDP e visa ultrapassar a situação de falta de energia que os residentes sofrem.
A situação deve-se a um problema verificado ao nível do cabo submarino de alimentação de energia. As condições desfavoráveis do estado do mar não permitiram, ainda, a intervenção reparadora do referido cabo elétrico pelos técnicos da EDP.
Até ao momento o helicóptero KAMOV da frota de meios aéreos da ANPC transportou apenas o primeiro gerador, prevendo-se que, até ao final do dia de hoje seja transportado o segundo gerador do conjunto de três que irão assegurar provisoriamente a energia aos habitantes locais.
O KAMOV que se encontra a realizar a missão está a operar a partir da base de helicópteros de serviço permanente da ANPC, sediada em Loulé.
A EDP estima que a situação esteja regularizada amanhã pelas 12:00, seja pela reparação do cabo submarino de alimentação elétrica seja com o recurso aos três geradores de emergência que entretanto estarão instalados e a funcionar em pleno.
Por: Autoridade Nacional de Proteção Civil
Categorias:Faro




