A população do Algarve tem agora acesso à colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), uma das técnicas mais complexas na especialidade de gastrenterologia, sem necessidade de se deslocar a Lisboa.
“Este exame, que associa raios-X e endoscopia, é usado para o diagnóstico e terapêutica das doenças do fígado, canais biliares, vesícula e pâncreas”, explica José Estevens, Coordenador da Unidade de Gastrenterologia do Hospital Lusíadas Albufeira.
E acrescenta: “Este exame é usado cada vez mais frequentemente em situações de cálculos dos canais biliares, permitindo a sua extração sem cirurgia. Nos casos de infeção das vias biliares, a CPRE permite a drenagem da bílis infetada e, nos tumores das vias biliares e pâncreas em que não se pode recorrer a operação, auxilia a colocação de próteses para a paliação, de forma a melhorar a qualidade de vida dos pacientes”.
A Unidade de Gastrenterologia do Hospital Lusíadas Albufeira é composta por um conjunto de especialistas experientes que dispõem de tecnologia sofisticada para responder às necessidades da população do Algarve.
Por: Lusíadas Saúde





