AGENDA

Clinic Internacional de Minibasquete Albufeira | 21 e 22 de janeiro

Quando se fala de minibasquete, há sempre um nome que vem à cabeça: O diretor técnico nacional de minibasquete, António San Payo Araújo. Treinador de Nível III, Diretor Técnico do Comité Nacional de Minibasquete e Coordenador da Formação da Área de Minibasquete da Escola da Nacional de Basquetebol desde Março de 2000.

Começou a praticar basquetebol pela mão do Prof. Mário Lemos no Clube Internacional de Futebol (CIF) onde jogou de 1967 até 1974/75. Na época anterior 1973/74 iniciou-se como treinador. Depois do CIF treinou todas as categorias do masculino em diversos clubes: Belenenses, Carnide, Queluz e Atlético. Coordenou a formação do Queluz e Atlético e colaborou no minibasquete do Cruz Quebradense. Atualmente está a coordenar o minibasquete do CF Os Belenenses.

Foi Diretor Técnico da Associação de Basquetebol de Lisboa e responsável pela coordenação e organização da Finais do Campeonato Mundial de Juniores no Pavilhão Atlântico em Lisboa 1999. Da sua extensa atividade no basquetebol consta igualmente a condução de equipas no âmbito do Desporto Universitário, Desporto Militar e Campeonato do Inatel.

Especializado em educação física ao abrigo de um protocolo entre a Marinha e o ISEF (atual FMH) na sua extensa actividade profissional foi Chefe do Serviço de Educação Física do Grupo N.º 2 de Escolas da Armada, Professor de Educação Física na Escola Naval, Chefe do Departamento de Atividades Físicas, professor das disciplinas de Basquetebol e Metodologia dos Jogos Desportivos Coletivos e Sub-Diretor do Centro de Educação Física da Armada, membro Comissão de Educação Física e Desporto Militar no Ministério da Defesa Nacional e delegado na Comissão Internacional do Desporto Militar (CISM).

No âmbito da formação do minibasquete dirigiu 24 Jamborees Nacionais e foi Diretor adjunto, indicado pela FIBA-Europa do 17.º Jamboree Europeu. Desde a reactivação do CNMB em 2000, realizou mais de duzentas acções de formação em todo o país, por solicitação das Associações e clubes de basquetebol, Autarquias, Escolas Básicas, Secundárias e Escolas Superiores.

Em termos organizativos e administrativos reorganizou o minibasquete em Portugal tendo entre outras ações promovido a criação de 3 escalões no minibasquete e concebido o projeto das Escolas Portuguesas de Minibasquete

Na área da divulgação técnica, publicou 5 artigos no FIBA Europe Coaching Website em torno da importância do minibasquete e para além da sua extensa colaboração no site do Planetabasket, foi com base nos seus textos, artigos e exercícios que por iniciativa da Associação de Basquetebol de São Miguel o Prof. Nuno Branco organizou o Manual de Minibasquete.

A sua vasta experiência na área da formação e o facto de ser licenciado em Filologia Germânicas e dominar várias línguas, inglês, alemão e francês possibilitou-lhe ultrapassar fronteiras tendo sido convidado para intervir em clinics e dar acções de formação em vários países nomeadamente na Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Hungria e Cabo Verde. Ainda no âmbito internacional há a destacar 4 intervenções no FIBA – Europe Get Together, reunião anual destinada a técnicos da formação das diversas federações europeias e a sua colaboração na Academia da FEB, Federação Espanhola de Baloncesto integrando os trabalhos realizados em Collell em 2011.

Categorias:AGENDA, Albufeira, Desporto

PlanetAlgarve