O CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé recebe, de 16 de janeiro a 14 de fevereiro, a Exposição “Fores Polacas em Portugal”, uma iniciativa conjunta da Embaixada da República da Polónia e da Câmara Municipal de Loulé.
Trata-se de uma Exposição dos artistas polacos que criam em Portugal e que pelas cores, visões, formas, memórias e sonhos, constituem um ramo de “Flores Polacas em Portugal”.
«Há muito tempo que sabemos que Portugal atrai artistas polacos com a sua luz inesquecível, que os seduz com as suas tonalidades, onde muito raramente se encontram tons cinzentos, porque aqui dominam os lindos azuis celestes, verdes e azuis marinhos. Graças às redes sociais, conseguimos chegar às várias pessoas maravilhosas e criativas da sociedade polaca de hoje em dia. Muitas chegam a Portugal à procura de uma inspiração e encontram aqui um estímulo artístico e um alívio estético. Estas obras polacas comoventes, que florescem na maravilhosa terra portuguesa, são como as “Flores Polacas” de Julian Tuwim, o poeta polaco que também se refugiou em Portugal: são um testemunho e uma parte do nosso buquê da cultura polaca. Tuwim escrevia:
E desta diária mitologia
Dos repentinos raios de iluminamento,
Duma cor, duma linha, duma melodia,
Lembrarás a tua pátria num momento.
Aparecerá tão clara e tão perceptiva,
Tão única, imitar nem te atrevas,
Vais perceber do eco, do cheiro das trevas
É ela – é tua, é própria, é viva.» (traduzido por Katarzyna Pasternak)
A Exposição inaugura no dia 16 de janeiro, pelas 19h00, e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
A entrada é livre.
Por: Município de Loulé





