Quatro radiologistas de intervenção de um dos mais conceituados hospitais mundiais, a norte americana Clínica Mayo, estão hoje e amanhã no Hospital de Saint Louis (HSL), o mais antigo hospital privado português, ao Bairro Alto, em Lisboa, para aprender com o Prof. Dr. João Martins Pisco a técnica da embolização da hiperplasia benigna da próstata (HBP), que o médico português desenvolveu em 2009 e já permitiu tratar de forma diferenciada 767 doentes.
Depois do reconhecimento do Cardiovascular Interventional Radiology Society of Europe, a comunidade científica dos Estados Unidos da América tem prestado particular atenção a esta técnica, minimamente invasiva, que dispensa a cirurgia e evita os seus possíveis efeitos colaterais graves.
A solicitação de formação destes quatro médicos da Clínica Mayo é mais um reconhecimento dos méritos da radiologia portuguesa, que não se via desde o tempo do Nobel Egas Moniz e da Arteriografia Cerebral.
A HBP é o tumor benigno mais frequente nos homens, afetando mais de 50% dos homens a partir dos 60 anos.
A técnica desenvolvida pelo Prof. Martins Pisco é efetuada sob anestesia local, indolor, com um curto internamento, apenas de algumas horas e melhoria quase imediata.
A função sexual não é afetada e os doentes podem parar a terapêutica que tomavam, em muitos casos, há anos. Este é o único tratamento para a Hiperplasia Benigna da Próstata que conserva a fertilidade.
Programa de visita médica para formação na técnica de embolização na hiperplasia benigna da próstata no Hospital de S. Louis
14 de Janeiro, 15-18h
14.30H Recepção dos participantes
15h: Exposição teórica sobre a Embolização intra-arterial na Hiperplasia Benigna da Próstata e Anatomia das artérias prostáticas seguida de perguntas e discussão com os participantes.
18h: cocktail
15 de janeiro ,8h Recepção dos convidados e explicação das intervenções a realizar .
8h30: Serviço de Angiografia e Radiologia de intervenção. Início de tratamento de 8 pacientes, 2 dos quais estrangeiros. Esta sessão prolongar-se-á por todo o dia.
13h30 – 14h30 – almoço (1h)
15h – Continuação das intervenções
19 h – Jantar – Embaixada de França
(Convidados: Ministro da Saúde, Director Geral de Saúde, Presidente da Câmara de Lisboa, Bastonário da Ordem dos Médicos, Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada)
Por: adverbe



