Loulé

Prof. João António de Almeida e os Grupos Corais de Quarteira e Tavira num Concerto em Homenagem a Maria Campina no Cine-Teatro Louletano (26 fotos)

O Cine-Teatro Louletano foi palco na tarde de ontem, domingo, 18 de janeiro, de um concerto memorável de homenagem à pianista louletana Maria Campina, no encerramento do programa comemorativo do centenário do nascimento da ilustre pianista.

O concerto foi dividido em duas partes: concerto ao piano com o Professor João António de Almeida e atuação conjunta do Grupo Coral de Quarteira e do Grupo Coral Tavira, sob a direção do Prof. Carlos Sousa e acompanhamento ao piano pelo Professor João António de Almeida.

O Professor João António de Almeida tocou as seguintes peças musicais:

– Improviso Op. 142, N.º 2, de Franz Schubert;

– Scherzo, de Franz Schubert;

– Serenata, de Franz Schubert e Arnold Krug;

– 3.º Nocturno (Sonho de Amor), de Franz Liszt;

– Nocturno Op. 27, n.º 2, de Frédéric Chopin;

– Polaca Op. 40, N.º 1, de Frédéric Chopin.

O pianista brindou a assistência com três peças extra programa, de Fernando Lopes Graça, relembrando que as mesmas foram tocadas naquele mesmo palco há 40 anos por Maria Campina.

João António de Almeida estudou piano no Conservatório Regional do Algarve, tendo sido aluno de Maria Campina, tendo concluído o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional, em Lisboa. Estudou em França, no Conservatório Superior de Música de Lyon. Foi discípulo da pianista Maria Campina e actualmente é professor no Conservatório Regional do Algarve.

Os Grupos Corais de Quarteira e Tavira interpretaram os seguintes temas:

– Canção do Peregrino, do Pe. José Pedro Martins;

– Ave Maria, de Caccini;

– Canticorum Lubilo, de Haendel;

– Cantate Domino, de Nancy Hill-Cobb;

– Coro dos Escravos Hebreus da ópera Nabuco, de J. Verdi;

– Tia Anica (Corridinho Algarvio);

– Romaria (de Renato Teixeira, popularizado por Elis Regina);

– KumBayah, espiritual afro-americano;

– Happy Day, espiritual afro-americano, com destaque para a atuação das jovens solistas do Grupo Coral de Quarteira, Helena Bernardo e Lúcia Rafael e a solista do Grupo Coral Tavira, Carla de Sousa.

– Siyahamba (em Português, Caminhar na Luz do Senhor), tradicional Zulu;

No final da atuação, a assistência aplaudiu vibrantemente de pé, numa grande ovação muito prolongada.

No final da atuação, os elementos dos dois grupos corais conviveram à roda da mesa no Restaurante Q.B., em Loulé, numa cortesia da Câmara Municipal de Loulé.

Após o jantar, a responsável pelo Grupo Coral de Quarteira, Isabel Pinto, agradeceu aos professores a oportunidade que lhes proporcionaram para atuarem neste concerto no Cine-Teatro Louletano, agradecimentos que também foram deixados por Carla de Sousa, vice-presidente do Grupo Coral Tavira.

Para terminar o serão em beleza, os dois grupos corais brindaram a gerência do restaurante com dois temas: O Coro dos Escravos Hebreus da ópera Nabuco, de J. Verdi e a Tia Anica de Loulé.

Grupo Coral de Quarteira (4 anos de existência)

O Grupo Coral de Quarteira surgiu em 2010, numa iniciativa de um grupo de entusiastas do Banco de Tempo de Quarteira. Ao longo destes quatro anos de existência, tem realizado concertos em Quarteira, Loulé, Albufeira, Tavira, Vila Real de Santo António, Évora e Águeda. O seu repertório é abrangente, entre o sacro, o popular e os espirituais afro-americanos. Tem ainda desenvolvido concertos temáticos.

A Direção Artística está a cargo do Professor Carlos Filipe Ferro de Sousa, professor de Educação Musical na EB2/3 D. Dinis.

O Grupo Coral conta ainda com o apoio do Professor João António de Almeida ao piano e na apresentação dos concertos onde o Grupo Coral de Quarteira é anfitrião.

O grupo coral gostaria de poder contar com mais elementos, sobretudo masculinos, pelo que os interessados poderão comparecer nos ensaios, os quais ocorrem todas as sextas feiras, das 18h às 19h30, na EB2/3 D. Dinis, em Quarteira.

Grupo Coral Tavira (24 anos de existência)

O Grupo Coral Tavira, coro polifónico misto a 4 vozes, fez a sua primeira aparição em Dezembro de 1990 sob a regência do seu diretor artístico e fundador, Prof. Francisco Ramos. Presentemente, a direção artística está a cargo do Prof. Carlos de Sousa. Conta também, desde 1999, com a participação do Prof. João António de Almeida ao piano.

O Grupo Coral Tavira tem desenvolvido uma intensa atividade coral, realizando vários intercâmbios corais anuais e participando e organizando Concertos Sacros e Profanos.

Recentemente, o Grupo Coral Tavira tem vindo a promover concertos corais pelas freguesias do Concelho de Tavira com o intuito de dar a conhecer a música coral às populações.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Loulé

PlanetAlgarve