A Câmara Municipal de Silves, através do seu sector de Cultura, lança no próximo mês de fevereiro os ciclos temáticos +Cultura, a dinamizar no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves. A iniciativa decorrerá durante o ano 2015 no âmbito da sua programação regular, e inicia-se com o ciclo “O meu coração é árabe?”, com três espetáculos a realizar nos dias 13, 14 e 21 de fevereiro, a cargo de reconhecidos intérpretes que irão revisitar e reinventar musicalmente a cultura e imaginário árabes.
O ciclo abre com um encontro inédito, em formato de concerto comentado, entre cinco grandes músicos: Rão Kyao (flautas), Custódio Castelo (guitarra portuguesa), Paulo Ribeiro (voz e guitarra clássica), Eduardo Ramos (voz e alaúde árabe) e Baltazar Molina (percussões), no âmbito de uma residência artística prévia realizada em Silves em que os vários convidados – provenientes de diferentes territórios musicais – refletiram sobre o papel da herança árabe nos seus percursos. Trata-se, pois de um concerto único e irrepetível a apresentar no Teatro a 13 de fevereiro e que conta, ainda, com a participação especial de Abdallah Khawli e António Baeta na leitura bilingue de poemas árabes.
No dia seguinte, 14 de fevereiro, é a vez do concerto com Milo ke Mandarini (”maçã e mandarina” em grego) evocar as músicas tradicionais sefarditas do Mediterrâneo, num projeto formado por Isabel Martin, cantora especializada em técnicas de canto búlgaro e turco (e percussionista), e pelo multi-instrumentista Carlos Ramirez (saz, oud, bouzouki e sanfona).
A fechar o ciclo, no dia 21 de fevereiro, o mediático Serafim (contador de histórias e figura de referência do stand-up comedy) apresenta em Silves o seu novo projeto denominado “Vozes da Cal”, em que funde tradição e contemporaneidade, evocando a cultura árabe, o cante alentejano, o fado, a poesia do século XX e as tradições orais. São histórias do mundo árabe aconchegadas em canções onde se cruzam as palavras dos poetas árabes com as vozes cálidas e arrastadas do Alentejo. A viola campaniça, o alaúde, as violas e as gaitas criam as atmosferas necessárias para que as narrativas de um tempo distante desfilem neste presente tão ausente. Serafim é acompanhado pelos músicos Paulo Colaço (voz, viola campaniça e alaúde), Paulo Ribeiro (voz e viola), Fernando Pardal (voz e viola) e Ana Albuquerque (voz e viola campaniça).
Todos os concertos têm início às 21h00, tendo cada um deles um custo associado de 5 euros, havendo a possibilidade de adquirir um ingresso promocional para o conjunto dos três concertos do ciclo por um preço especial de 10 euros.
Este ciclo conta com a colaboração do Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves (CELAS) e da recém-criada associação cultural Falajar, sediada também no concelho.
O telefone 282 440 800 (ext.406) ou do email cultura@cm-silves.pt são os contactos do sector de Cultura da CMS disponíveis para o fornecimento de informações adicionais sobre este ciclo.
Por: Município de Silves





