Estão abertas as candidaturas para o Emprego Jovem Ativo no âmbito das medidas que integram a Garantia Jovem.
Esta medida, publicada pela Portaria nº 150/2014, de 30 de julho, cuja implementação é da responsabilidade do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), tem como destinatários finais os jovens com idade entre os 18 e os 29 anos, inscritos como desempregados, nos serviços do IEFP que ou não detêm a escolaridade obrigatória (9º ano), ou sejam detentores de uma habilitação académica ao nível da licenciatura ou superior.
O Emprego Jovem Ativo constitui uma nova forma de dinamizar a integração social e profissional dos jovens que por diversos motivos se encontram afastados quer da escola, quer do mercado de trabalho.
Com esta medida é possível promover a integração socioprofissional destes jovens, através do desenvolvimento de actividades que lhe permitam a aquisição das competências necessárias e suficiente de carácter social e relacional sejam de âmbito transversal ou específicas.
Estas actividades serão desenvolvidas por entidades promotoras que se constituam como pessoas colectivas de natureza jurídica pública ou privada, com ou sem fins lucrativos.
Para tal o IEFP concede apoios financeiros aos projectos de actividades, com duração de 6 meses, apresentados pelas entidades promotoras, os quais deverão ser relevantes para a integração dos jovens no mercado de trabalho.
Para mais informações sobre as condições de candidatura e acesso à medida Emprego Jovem Ativo deve ser consultado oregulamento específico e informação de síntese sobre o programa, no portal do IEFP www.iefp.pt Qualquer esclarecimento adicional é facultado nos centros de emprego e formação profissional do IEFP, através do centro de contacto (tel: 808200670), ou ainda, via e-mail para o endereçoiefp.info@iefp.pt.





