A Formação “Comunicação Cultural – contributos para a sustentabilidade” decorre no âmbito do Protocolo de Colaboração entre a D. R. de Cultura do Algarve e a APOM – Associação Portuguesa de Museologia.
“Neste curso de formação irão ser exploradas as várias ferramentas que a área de comunicação nos oferece, no sentido da elaboração de estratégias bem pensadas, viáveis e eficazes, adaptadas à realidade de cada instituição, que permitam prestar um serviço melhor, com vista ao cumprimento da nossa missão e à construção de um futuro mais sustentável”.
“O que significa na realidade “de portas abertas” ou “para as pessoas”? Quais são as implicações reais destas afirmações para as entidades culturais que as queiram cumprir? E de que forma estas questões estão ligadas à sustentabilidade?”.
São estas algumas das questões para reflexão na formação orientada por Maria Vlachou a acontecer na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, nos dias 9 e 10 de fevereiro (das 10h às 13h e das 14h às 17h).
A formação é destinada a todo os profissionais da área da cultura, sendo a participação gratuita e mediante inscrição obrigatória (até ao dia 5 de fevereiro, através do seguinte contacto: delegada.regional.museologia@gmail.com).
Maria Vlachou é consultora em gestão e comunicação cultural e Directora Executiva da Acesso Cultura. Foi Directora de Comunicação do São Luiz Teatro Municipal (2006-2012) e Responsável de Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (2001-2006). Membro dos Corpos Gerentes do ICOM Portugal entre 2005 e 2014 e editora do boletim trimestral Informação ICOM.PT. Membro fundador do GAM – Grupo para a Acessibilidade nos Museus. Foi a coordenadora geral do primeiro estudo em Portugal sobre museus e público sénior, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e promovido pelo GAM, em parceria com o ICOM. Autora do blog bilingue Musing on Culture, onde escreve sobre cultura, as artes, museus, gestão cultural, marketing e comunicação, públicos.
Por: Direção Regional de Cultura do Algarve





