As amendoeiras do Baixo Guadiana voltam a florescer e brotam caminho para percorrer os trilhos do território, sob um pano de fundo branco e rosa. O objetivo é conjugar a prática física, o lazer e a etnografia e partir à descoberta do Baixo Guadiana.
Nos meses de Janeiro e Fevereiro a paisagem do Baixo Guadiana reveste-se de amendoeiras em flor, um espetáculo magnífico de se ver e uma excelente oportunidade para descobrir os trilhos do território, praticar desporto, estar em contacto com a natureza ou passear tranquilamente nos trilhos pedestres implementados pela Associação Odiana. Destaca-se o «Caminho da amendoeira», um percurso pedestre [PR8] de pequena rota, circular, com uma distância aproximada de 11 km na localidade de Alta Mora, concelho de Castro Marim.
Prenunciando a chegada da Primavera, as amendoeiras em flor captam a atenção de visitantes do território bela beleza, mas também pela partilha de mitos e tradições, nomeadamente a lenda das amendoeiras que faz do Algarve uma região verdadeiramente encantada.
A salientar que o Baixo Guadiana oferece uma rede de 135 quilómetros de percursos pedestres nos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e VRSA, devidamente traçados e sinalizados, que permitem ao visitante conhecer toda a riqueza que a região oferece. São dezanove percursos que redescobrem o património, a paisagem e as tradições de uma região que mantém valiosos testemunhos da sua história.
OBS: A rede de percursos pedestres do Baixo Guadiana não dispõe de visitas guiadas, no entanto a Associação Odiana está disponível para ajudar na organização de passeios.
Por: Associação Odiana
Categorias:Alcoutim, Castro Marim, Turismo, VRSA





