Cumprida a 5.ª jornada e penúltima do Campeonato Nacional da 3.ª Divisão Zona Sul, o Atlético Clube de Albufeira defrontou o CN Ginástica no pavilhão do mesmo em Cascais.
O jogo não começou bem para os Algarvios que perderam os 2 primeiros sets por 25-16 e 25-19. Muito agressivos no serviço e muito disciplinados tacticamente, o CN Ginástica não permitiu que o Atlético explanasse o seu maior potencial atacante e sobretudo não permitiu que os centrais Algarvios atacassem.
No início do 3.º set, o treinador do Atlético voltou a mexer na equipa, mas o serviço Algarvio manteve-se pouco agressivo. A atitude dos comandados por Miguel Nicolau e rigor táctico imposto pelo mesmo, permitiu que o Atlético pudesse atacar em melhores condições dificultando a manobra defensiva quer na rede a nível de bloco quer no fundo do campo. Os forasteiros acabariam por vencer o set por 18-25.
O 4.º set notou-se igualmente que a recepção Algarvia foi perdendo eficácia, obrigando a distribuição a optar muitas vezes por bola alta nas pontas o que facilitou bastante a vida ao alto bloco dos homens de Cascais.
A superioridade do CN Ginástica foi notória como provam os parciais de 25-16 / 25-19 / 18-25 / 25-17.
No final do encontro o Presidente do Clube Algarvio, Jorge Carmo dizia que a vitória do CN Ginástica era incontestável e justa. “Sabíamos que o CN Ginástica tem uma equipa muito jovem e com um potencial de ataque superior ao nosso. Sabíamos que tínhamos de colocar dificuldades ao 1.º toque adversário, obrigando-os a cometer erros no processo ofensivo e impedindo que jogassem pelo meio da rede. Entrámos mal no jogo, desconcentrados e estivemos muito mal na recepção, o nosso líbero nunca se chegou a encontrar no jogo. Nos 1.º e 2.º sets, apesar de terem sido equilibrados no início, em que o nosso serviço por vezes conseguia condicionar o ataque adversário, estivemos sempre em desvantagem no resultado, a nossa recepção não esteve em bom nível, o nosso líbero esteve num dia “não” e a vitória nos primeiros sets surgiu naturalmente para a equipa adversária. A partir dai tornou-se complicado dar a volta ao jogo, estando a perder por 2-0 o estado anímico diminui. Perdemos agressividade no serviço, não pressionámos, a eficácia do nosso 1º toque baixou e permitimos que o CNG se evidenciasse. O CN Ginástica foi um justo vencedor, mas no fim do jogo ficámos com a sensação que se tivéssemos conseguido melhorar a recepção e mantido a agressividade no serviço, a concentração e a disciplina tática poderíamos ter equilibrado mais o jogo, poderíamos ter discutido a vitória ou pelo menos pontuar…”.
Com este resultado, o Atlético Clube de Albufeira desce para a sexta posição, complicando assim a passagem à fase seguinte da competição e obrigando o conjunto Algarvio a Ganhar os dois jogos que lhe faltam.





