Depois da cerimónia religiosa evocativa do VI Aniversário do Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana, celebrada no passado domingo na igreja de São Pedro, em Faro, o espaço FNAC do Fórum Algarve recebeu na noite do dia de ontem (27 de janeiro), pelas 21h30, a atuação ao vivo do quarteto de cordas da Guarda Nacional Republicana.
Numa iniciativa singular, também associada às comemorações da efeméride, o inúmero público presente no espaço pode contemplar a atuação do quarteto composto por três violinistas e um violetista, os quais apresentaram um espetáculo ao estilo dos expoentes máximos do classicismo musical.
Depois de um momento intimista e envolvente brilhantemente conduzido, as comemorações do VI Aniversário do Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana continuam na tarde de hoje, 28 de janeiro, com a realização no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve de um seminário subordinado ao tema “Violência e maus tratos na família”.
O seminário contará no painel de oradores com especialistas de diferentes áreas, reforçando-se assim o carácter educacional relativo ao tema.
A sessão de abertura do evento será presidida pelo reitor da Universidade do Algarve, António Branco, seguindo-se o Presidente da Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco, Juiz Conselheiro Dr. Armando Leandro, que abordará o tema “ Direitos da Criança/Jovem que a violência doméstica, vicariante ou direta, desrespeita. Exigências da sua prevenção e reparação”.
Seguidamente assistir-se-á à intervenção da Presidente da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), Prof. Doutora Maria José Magalhães, com o tema “Barreiras culturais e estruturais na proteção de mulheres, crianças e idosos(as) contra a violência doméstica”.
Pelas 16h00, a Dr.ª Maria Conceição Roubaco, coordenadora do Instituto de Medicina Legal de Faro, aborda os “Maus tratos aos idosos(as) – conceito, formas de violência e prevenção. Perspetiva MédicoLegal”.
A última intervenção estará a cargo do Tenente Coronel Joaquim Vivas, chefe da Secção de Informações e Investigação Criminal do Comando Territorial de Faro da GNR, o qual explicará “O papel da GNR – Projeto IAVE”.
A sessão de encerramento será presidida pelo Dr. Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro.
Pelas 15h30 de quinta-feira, 29 de janeiro, o parque da Pontinha – Faro, recebe a cerimónia militar presidida pelo Exmo. General 2.º Comandante Geral da Guarda Nacional Republicana.
A cerimónia, com parada militar, inicia-se pelas 15h30 e integra a imposição de condecorações a militares, sendo que no final será servido um “Algarve de Honra” na Entidade Regional de Turismo do Algarve.
As comemorações do VI Aniversário do Comando Territorial de Faro terminam com a atuação no Teatro das Figuras, pelas 21h00, da banda sinfónica da Guarda Nacional Republicana.
O concerto, inédito na região, apresenta lotação esgotada, decorrendo durante o mesmo angariação de fundos para o Centro de Apoio ao Sem Abrigo de Faro.
Categorias:Faro





1 reply »