Ocorrências

Operação da Open Waters para desencalhar 2 embarcações da praia de Vale do Lobo (30 fotos)

O PlanetAlgarve já tinha avançado, no dia 6 de Fevereiro de 2015, a notícia sobre duas embarcações encalhadas na praia de Vale do Lobo. Agora, voltamos a abordar o tema com mais informações detalhadas e mais fotos da operação de salvamento levada a cabo pela empresa Open Waters.

Assim, a Open Waters relata: “A embarcação Carlos Orlando encalhou na praia de Vale do Logo, tendo a mesma pedido auxilio às embarcações de pesca que se encontravam na zona, o que se veio a verificar. No decorrer das tentativas de remoção da praia da embarcação Carlos Orlando, a embarcação Manuel Francisco terá ela também ficado encalhada na praia, local de onde só foi removida aos pedaços.

A embarcação Carlos Orlando conseguiu voltar ao mar mas acabou por afundar ao largo da praia de Loulé Velho.

Terá sido chamada uma equipa de mergulhadores da empresa OPEN WATERS para fazer a reflutuação da mesma para que esta pudesse ser rebocada até à rampa do porto de pesca de Quarteira.

No Sábado à tarde, a equipa de mergulhadores fez um mergulho de reconhecimento, a fim de verificar as condições da embarcação, removendo alguns apetrechos de pesca que se encontravam na embarcação.

Foi tentado o reflutuamento da mesma mas o peso da embarcação era muito superior ao comunicado, pelo que foi decidido esperar pela próxima preia-mar para fazer a remoção da embarcação, garantindo assim condições de segurança para a deslocação da mesma.

Neste momento, a embarcação encontra-se na rampa do porto de pesca de Quarteira.

Na sexta-feira, dia 6 de Fevereiro de 2015, a embarcação Manuel Francisco ficou encalhada na praia de Vale do Lobo após ter tentado socorrer uma embarcação de Pesca denominada Carlos Orlando.

Na parte da tarde, a empresa Open Waters foi chamada ao local para tentar colocar moto-bambas, a fim de remover a água que a embarcação tinha no convés.

Ao fazer a avaliação do estado da embarcação, foi detetado, na ré da embarcação, um rombo com cerca de 30X20cm, não sendo possível a reflutuação de imediato da embarcação.

A fim de tentar salvaguardar a embarcação, foi chamada uma giratória para tentar deslocar o barco e reposicioná-lo de forma a minimizar os danos provocados pelo mar.

A embarcação Manuel Francisco ficou aproada ao mar na sexta-feira a noite.

No sábado de manhã, a embarcação tinha voltado a rodar com o mar, foram removidos os depósitos de combustível e o motor da embarcação para tentar aliviar o peso da mesma mas, após análise do estado da embarcação, e devido à mesma não apresentar condições de segurança para se tentar fazer o reflutuamento, chegou-se à conclusão que não seria seguro tentar levar a embarcação por mar.

Foi desmantelada na praia e levada posteriormente em contentores para aterro”.

Fotos: Open Waters

13 FOTOS DA OPERAÇÃO RELATIVAS À EMBARCAÇÃO MANUEL FRANCISCO

17 FOTOS DA OPERAÇÃO RELATIVAS À EMBARCAÇÃO CARLOS ORLANDO

Categorias:Ocorrências

PlanetAlgarve