AGENDA

António Covas apresenta Conferência sobre “O Futuro da Gestão do Poder Local” | 26 de fevereiro

No próximo dia 26 de fevereiro, pelas 21h00, o Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé recebe mais uma conferência integrada no Ciclo “Horizontes do Futuro”. António Covas traz o tema “O Futuro da Gestão do Poder Local”.

António Covas

António Covas

No futuro próximo, iremos, muito provavelmente, revisitar o conceito de “poder autárquico” no sentido de um poder mais lateral e colaborativo, de um par inter pares, agindo, simultaneamente, em comunidades reais, em plataformas digitais, redes sociais e comunidades online. Esta abertura aumentará o espaço de liberdade e o campo das possibilidades e soluções do município do século XXI, em direção à composição de territórios-rede de geometria mais variável.

Teremos, assim, um município “sem fronteiras” e mais cosmopolita, mais interativo com os seus concidadãos, com mais economia verde e economia azul, mais criativo e cultural, menos fiscalista e mais contratualista no plano financeiro. Em consequência, a sua organização interna e a sua gestão sofrerão uma “pequena revolução”, não apenas na estrutura orgânico-funcional e na relação entre o back office e o front office mas, sobretudo, na sua cultura digital e colaborativa, isto é, na estratégia de informação, comunicação e interação face às redes colaborativas de que fará parte e que, doravante, constituirão o novo ecossistema institucional de acolhimento.

Natural da Vidigueira, António Covas é professor catedrático da Universidade do Algarve desde 2000. Foi docente da Universidade de Évora (1999-2000) e obteve o Grau de Agregação pela Universidade de Évora (1998). É doutorado em Assuntos Europeus pela Universidade Livre de Bruxelas (1987).

Foi ainda professor convidado da FCT da Universidade Nova de Lisboa. (1995-2011), do ISCTE (1999-2008) e do Instituto Superior Naval de Guerra (1995-2005).

Desempenhou outras funções, nomeadamente a de membro da Rede Ibero-Americana de Governança e Desenvolvimento Territorial, da Rede Colaborativa Cidadania e Território, Conselheiro Nacional de Educação (CNE) (2010-2013), membro da Comissão de Gestão do Algarve Sustentável, PROVERE, membro da Unidade de Gestão do PRODER ALGARVE CENTRAL, membro da Unidade de Gestão do PRODER DO BAIXO GUADIANA, vogal não Executivo da Comissão Diretiva do Programa Operacional da Região do Algarve, assessor do Ministro da Agricultura (1995-2000), Pró-reitor e Vice-reitor da Universidade de Évora (1991-1995).

Foi responsável por projetos de investigação e desenvolvimento, nomeadamente na área dos Estudos Europeus e dos Estudos Rurais e Territoriais. Tem várias obras e estudos publicados nestas áreas.

Por: Município de Loulé

Categorias:AGENDA, Loulé

PlanetAlgarve