AGENDA

9.º Congresso Português de Hipertensão decorre no Tivoli Marina Vilamoura | 26 de fevereiro a 1 de março

Novo estudo sobre hipertensão, AVC e consumo de sal são os principais temas em debate

cartaz

 

No próximo dia 26 de Fevereiro inicia-se o 9.º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global com uma sessão solene de abertura às 18h. O evento decorre no Tivoli Marina Vilamoura, e tem como mote principal a prevenção, controlo e tratamento dos factores de risco cardiovascular, com destaque para a hipertensão arterial (HTA). De acordo com o presidente da comissão organizadora do congresso, Dr. Pedro Cunha, “pretende-se que se este encontro seja um ponto de partida anual para novas parcerias nas áreas clínica e de investigação, no âmbito nacional e internacional.” Destaque para a apresentação dos resultados do novo estudo sobre a Percepção da População sobre Hipertensão, o Simpósio do Sal e uma iniciativa conjunta com a Nutriventures.

A importância das meta-análises na área da HTA é o tema escolhido para a conferência inaugural do congresso e será dirigida pelo Professor Alberto Zanchetti, docente e investigador no Centro de Fisiologia Clínica e Hipertensão da Universidade de Milão, em Itália. Mundialmente reconhecido, este expert revela alguns resultados pertinentes de meta-análises com base em 68 ensaios clínicos randomizados e controlados.

No âmbito de um trabalho conjunto já iniciado, a Sociedade Portuguesa de Hipertensão e a Nutri Ventures organizam duas sessões lúdicas e didáticas para crianças entre os 5 e os 10 anos. Cerca de 150 crianças das escolas do Agrupamento Escolar de Albufeira vão invadir o primeiro dia do Congresso de Hipertensão e participar em actividades que têm como objectivo a prevenção e promoção de saúde e de uma alimentação saudável, dia 26 às 9h, no Tivoli Marinotel. A iniciativa junta os médicos e os mais jovens de modo a consciencializá-los da importância de prevenir a hipertensão, através de uma alimentação saudável e da prática de exercício físico. Para além de jogos, haverá ainda material interactivo online em formato de Tablet/PDA. Está também previsto o visionamento de episódios da série de animação Nutri Ventures, focando em particular malefícios do consumo excessivo de sal.

Este congresso recebe pela primeira vez a acreditação total da The European Board for Accreditation in Cardiology (EBAC), iniciativa conjunta da European Society of Cardiology (ESC) e da Cardiology Section of the Union of European Medical Specialists or Union Européenne des Médecins Spécialistes (UEMS). Outra das novidades é o Simpósio do Sal, uma sessão pioneira que visa debater o panorama actual, avaliar as implicações económicas, políticas e de saúde pública e propor estratégias de intervenção e combate ao elevado consumo de sal no nosso país. Outra novidade é a sessão conjunta entre a Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) com o Working Group on Hypertension and Brain da ESH e a Sociedade Portuguesa de Neurologia. Vários especialistas vão debater o AVC e o declínio cognitivo causados pela HTA e a prevalência das hemorragias cerebrais em Portugal em relação aos outros países europeus e EUA.

No último dia do congresso, na Conferência do Presidente proferida pelo Dr. Fernando Pinto, presidente da SPH, são apresentados os resultados do recente estudo sobre a Percepção da População sobre Hipertensão, cujo objectivo é perceber o que mudou, entre 2007 e 2014, em termos de conhecimento e sensibilização dos portugueses no que diz respeito à HTA e factores de risco associados. De acordo com o Dr. Fernando Pinto “transmitir à população a necessidade de reduzir o consumo de sal, controlar a pressão arterial e tratar quando é necessário foram os principais objectivos do seu mandato como presidente da SPH, factos esses que podemos agora comprovar com este novo estudo de percepção”.

Este congresso fica também marcado pelos já tradicionais Simpósios conjuntos com a Sociedade Europeia de Hipertensão e sociedades afins de outros países (Europeia, Húngara, Francesa e Brasileira), simpósios conjuntos com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, e com a Artery Society. Nesta área haverá ainda outras novidades reveladas no decorrer do congresso.

Decorre ainda o IV Curso de Pós Graduação em HTA dirigido principalmente a jovens médicos em fase de formação (Internato de Especialidade), cujo tema central será o Treat to Target, ou seja, as atitudes e terapêuticas dirigidas ao alvo. Fazem também parte deste congresso o novo Curso de Introdução à Investigação Clínica e o Curso Prático de Ecografia Cervical e Ecocardiografia no paciente hipertenso.

O congresso tem início oficial no dia 26 de Fevereiro com a sessão solene de abertura, às 18 horas, para a qual foram convidados o Presidente da República, o Ministro da Saúde, a Presidente da Comissão Parlamentar da Saúde e o Bastonário da Ordem dos Médicos entre outras individualidades, e estende-se até o dia 1 de Março, estando previstas mais de 1.200 inscrições.

Para consultar o programa completo, por favor, aceda ao link: http://www.sphta.org.pt/9congresso/

9.º Congresso Português de Hipertensão – Ficha Técnica

  • Presidente do Congresso: Dr. Fernando Pinto
  • Presidente da Comissão Organizadora: Dr. Pedro Cunha

Sobre a Sociedade Portuguesa de Hipertensão:

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão foi registada em Julho de 2004, por um grupo de médicos interessados por hipertensão arterial. A crescente prevalência da Hipertensão Arterial e a necessidade de alertar a população para os riscos e para a prevenção da hipertensão arterial motivou a fundação desta sociedade científica. O factor que mais contribuiu para a criação desta sociedade foi o facto da hipertensão arterial ser uma doença transversal a várias áreas médicas como a medicina interna, a medicina familiar, a cardiologia, a nefrologia, a endocrinologia, a epidemiologia, a genética, o nutricionismo, a farmacologia e a saúde pública. A criação desta entidade surge também da necessidade de representar Portugal nas reuniões das Sociedades de Hipertensão Europeia e Internacional.

Sobre o 9.º Congresso Português de Hipertensão:

O 9.º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global vai realizar-se em Vilamoura de 26 de Fevereiro a 1 de Março de 2015 e terá como tema de referência, a Hipertensão e o Risco Cardiovascular Global. Como habitualmente, o Congresso é organizado pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão que, este ano, delegou ao Dr. Pedro Cunha a responsabilidade de liderar a Comissão Organizadora deste evento.

Por: Soraia Alves

Categorias:AGENDA, Quarteira, Saúde

PlanetAlgarve