Na passada sexta-feira, dia 27, a Feira da Serra de São Brás de Alportel subiu ao palco da Bolsa de Turismo de Lisboa para desvendar o tema da edição de 2015… um dos segredos mais bem guardados pela natureza… as ervas aromáticas.
A sessão de lançamento contou com a participação do Presidente da Camara Municipal, Vitor Guerreiro, da Presidente da Associação das Terras e das Gentes da Dieta Mediterrânica, Otília Eusébio e ainda da representante da empresa Dias de Aromas, produtora de Ervas Aromáticas, a jovem empreendedora, Laura Dias.
Fonte de saúde e vitalidade, as ervas aromáticas serão as protagonistas da nova edição da Feira da Serra, a ter lugar nos próximos dias 24, 25 e 26 de julho, em São Brás de Alportel… um convite que promete fazer bem à saúde, que desafia o paladar a viver novas experiências, sempre tendo como pano de fundo muita animação e muitas novidades para explorar nos 12 espaços que compõem o certame.
Após ter desvendado o tema, Vitor Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, fez uma breve apresentação da Feira da Serra, “um espaço acessível, para toda a família, rico na diversidade cultural e na oferta de experiências que proporciona. Uma viagem… um convite de despertar para o Algarve genuíno com paragem nos ofícios tradicionais, na arte equestre, nas atividades lúdico-pedagógicas para os mais pequeninos, na oferta gastronómica, na animação constante, e num conjunto de saberes que cruzam passado, presente e projetam o futuro.”
Otília Eusébio, Presidente da Associação das Terras e das Gentes da Dieta Mediterrânica e representante do Movimento Slow Food, classificou São Brás de Alportel e a Feira da Serra em particular como fundamentais nesta “autêntica fileira de turismo cultural e alimentar”, aludindo às potencialidades do setor de Turismo Slow que valoriza as tradições, as raízes gastronómicas e a natureza.
Neste âmbito, sublinhou ainda a importância da preservação da biodiversidade, da Natureza e de todo um conjunto de fatores que são diferenciadores e que enriquecem cada local, tornando-o único.
O encerramento foi feito por Laura Dias, representante da empresa de produção e comercialização de Ervas Aromáticas – “Dias de Aromas”. A produzir 80 mil pés de 31 diferentes espécies de aromáticas, Laura Dias desafia a descobrir as potencialidades e os segredos das ervas aromáticas, aplicações e utilizações na saúde e beleza, na gastronomia, na perfumaria… entre muitas outras a descobrir na Feira da Serra de São Brás de Alportel, a realizar no último fim de semana de julho.
Findas as intervenções seguiu-se um momento de degustação de diversos produtos aromatizados com tradição… tibornas de pão com ervas aromáticas e azeite aromatizado de ervas, mel com ervas, infusões, queijinhos frescos, pães de sementes, bolos, licores, entre muitos outros produtos.
Por: Câmara Municipal de São Brás de Alportel
Categorias:S. Brás de Alportel, Turismo













