A ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve e a Câmara Municipal de Loulé, em colaboração com o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., promoveram no dia 6 de março, no Auditório do Centro Autárquico de Quarteira, uma sessão de esclarecimento com o tema “Comércio Investe”.
- Vítor Aleixo abriu a Sessão
- Vítor Aleixo
Pretendeu-se, com esta sessão, dar a conhecer às empresas comerciais um instrumento que poderá contribuir para a dinamização do comércio de proximidade, enquanto atividade de suporte aos centros urbanos, ajudando a reduzir o processo de desertificação a que se assiste.
A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara Municipal Loulé, Vítor Aleixo, que transmitiu aos comerciantes presentes a existência de verbas na autarquia louletana disponíveis para apoiar e complementar as candidaturas, designadamente no âmbito das áreas envolventes dos projetos candidatados. O autarca desejou ainda os maiores sucessos a todas as candidaturas que virão a ser apresentadas, disponibilizando os serviços da autarquia para todo o apoio que for necessário.
Os participantes puderam, assim, conhecer as linhas mestras da medida “Comércio Investe”, que visa a modernização e valorização da oferta do seu estabelecimento comercial, através da requalificação da fachada, remodelação da área de venda ao público, de toldos ou reclames, áreas de decoração, design de interiores, vitrinismo, entre outros.
A apresentação da medida “Comércio Investe”, condições de acesso, incentivos e candidaturas ficou a cargo da colaboradora do IAPMEI Algarve, Carolina Travassos, a qual manifestou o seu regozijo pelo número de participantes e pela atenção com que acompanharam a apresentação.
As sessões de esclarecimento visam elucidar o tecido empresarial do Algarve acerca dos benefícios, condições de apresentação, tipologias de investimento, incentivos disponíveis, condições de elegibilidade, e demais tramites processuais relacionados com a execução de candidaturas ao regime de incentivos nesta medida.
O incentivo financeiro a conceder assume a natureza de incentivo não reembolsável, correspondente a 40%, podendo ir até 35.000€ por projeto. Adicionalmente ao incentivo referido no número anterior, o projeto individual pode beneficiar de um prémio de boa execução, correspondente a uma majoração de 5 % do valor do incentivo apurado.
Podem beneficiar dos incentivos, as micro e pequenas empresas, independentemente da sua forma jurídica, cuja atividade principal se insira na divisão 47 do CAE (exclui restauração).
Inscrições e informações adicionais através do e-mail gae@cm-loule.pt ou para o contacto telefónico 289 400 829.
A candidatura não dispensa a consulta da legislação aplicável (Portaria n.º 236/2013 e Despacho 1413/2015), dos guias de orientação para candidaturas ao Comércio Investe e das FAQ que poderão ajudar a esclarecer algumas questões. Todos estes documentos encontram-se disponibilizados no site do IAPMEI, em www.iapmei.pt, onde também estão disponíveis os formulários para apresentação eletrónica da candidatura e onde deverá ser efetuar o registo prévio.
Anexos:
Apresentação relativa ao Sistema de Incentivos “Comércio Investe” » Apresentação
Linha de Crédito Comércio Investe » Comércio Investe
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve









