Restaurante Vila Joya selecionado por um júri presidido pelo Chef Francês Alain Ducasse vai participar no evento gastronómico mundial “Goût de France / Good France”
Em Portugal, parte da receita dos “Jantares à Francesa”, que serão servidos no dia do pai, 19 de Março de 2015, vão reverter a favor da ONG portuguesa APCOI que desenvolve projetos para melhorar a saúde das crianças. O Ministério francês dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento Internacional em colaboração com chefs de todos os continentes do mundo, lançaram recentemente esta iniciativa para celebrar a gastronomia francesa no dia do pai, 19 de março de 2015.
O cozinheiro com duas estrelas Michelin Dieter Dieter Koschina do “Vila Joya” no Algarve, é um dos chefs dos 18 restaurantes, que em Portugal foram selecionados para participar no evento gastronómico “Goût de France / Good France”, que propõe um “Jantar à Francesa” com menos gordura, menos açúcar e menos sal e ainda o compromisso de entregar 5% das receitas à APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, que desde 2010 desenvolve projetos com vista à melhoria da nutrição e da saúde das crianças.
“Goût de France/Good France” será uma das primeiras ilustrações concretas da inscrição da cozinha francesa no património mundial da UNESCO e da sua influência através do mundo.
Este evento reunirá, a 19 de Março de 2015, mais de 1000 chefs mundialmente conhecidos, da alta cozinha ao “bistrot” de qualidade que, nos cinco continentes, irão servir nos seus respectivos restaurantes um “jantar à francesa” para celebrar a gastronomia francesa.
Em Portugal, foram escolhidos por um júri presidido pelo Chef Francês Alain Ducasse, 18 restaurantes que através desta iniciativa solidária irão realçar a combinação entre a tradição portuguesa e a cozinha francesa com espírito de criatividade e de modernidade, assim como a qualidade dos menus baseados numa cozinha responsável.
A iniciativa mundial “Goût de France/Good France” pretende celebrar a gastronomia francesa que desde há muito transporta uma mensagem de excelência, de vitalidade e de respeito pela saúde e pelo ambiente, associando uma dimensão calorosa dos prazeres da mesa a uma confecção com produtos frescos, da época e provenientes de produtores locais. Em Portugal os Chefs e os restaurantes selecionados foram:
Conheça os Restaurantes, o Tipo de Cozinha e os Chefs Locais:
VILA JOYA Alta Cozinha Dieter Koschina, Albufeira
FORTALEZA DO GUINCHO Alta Cozinha Vincent Farges, Cascais
ARCADAS DA CAPELA Alta Cozinha Albano Lourenço, Coimbra
BISTRO 100 MANEIRAS Bistrot Ljubomir Stanisic, Lisboa
CAFETARIA MENSAGEM Bistrot João Rodrigues, Lisboa
CASA DE PASTO Bistrot Diogo Noronha, Lisboa
LISBOETE Contemporânea Walter Blazevic, Lisboa
VARANDA Alta Cozinha Pascal Meynard, Lisboa
BELCANTO Alta Cozinha José Avillez, Lisboa
ELEVEN Alta Cozinha Joachim Koerper, Lisboa
DE CASTRO FLORES Bistrot Miguel Castro e Silva, Lisboa
LARGO Contemporânea Miguel Castro e Silva, Lisboa
ADLIB RESTAURANT Alta Cozinha Daniel Schlaipfer, Lisboa
MESA DO BAIRRO Contemporânea Luis Baena, Lisboa
O NOBRE Contemporânea Justa Nobre, Lisboa
ANFITEATRO Contemporânea Sandro Meireles, Ponta Delgada – Açores
POIVRON ROUGE Contemporânea Jorge Sousa, Porto
IL GALLO D’ORO Alta Cozinha Benoit Sinthon, Madeira
Sobre a APCOI
A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2010, cuja missão é ajudar a criar um mundo melhor para as futuras gerações, através de iniciativas que valorizem a saúde das crianças, promovam o combate ao sedentarismo ou à má nutrição e previnam a obesidade infantil e todas as doenças associadas. A APCOI é composta por um grupo de voluntários preocupados com a saúde infantil, que se mobilizam em torno da responsabilidade de transmitir melhores hábitos de vida às crianças, ajudando-as a escolher as opções mais saudáveis. «O nosso modelo de atuação incide na criação de ações e campanhas de prevenção, projetos de intervenção social e programas de formação sobre nutrição e exercício físico dirigidos às crianças, às famílias e às comunidades escolares» (Mário Silva, presidente e fundador da APCOI). Desde Dezembro de 2010, a APCOI já beneficiou 154.925 crianças através das seguintes iniciativas: 136.205 inscritas em três edições do projeto «Heróis da Fruta»; 6.415 em ações de distribuição gratuita de fruta; 7.500 estiveram nas três edições da «Corrida da Criança»; 3.230 participaram em oficinas de alimentação saudável e exercício físico; 1.475 foram atendidas por nutricionistas em rastreios gratuitos.
Por: APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil





