A primeira fase da 7.ª Edição da Geração Depositrão da ERP Portugal revela que, entre 10 escolas participantes do Algarve, já foram recolhidos mais de 3.900 quilos de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores). A Escola EB1 de Cabanas de Tavira ocupa a primeira posição das escolas da região e terceira nacional, tendo recolhido mais de 2.900 quilos destes resíduos.
Até ao momento, entre as cerca de 600 escolas participantes, já foram recolhidos 145.000 quilos de resíduos (REEE e RP&A) em todo o país.
Atualmente, as escolas que ocupam as primeiras posições no ranking são:
– EB23 Damião de Odemira (mais de 11.400 quilos);
– EB1 de Loução – Venade (cerca de 10.000 quilos);
– EB1 de Cabanas de Tavira (aproximadamente 3.000 quilos;
– Jardim de Infância de Casais de São Clemente e EB23 de Cercal do Alentejo, respetivamente com volumes superiores a 2.700 e 2.600 quilos.
No que respeita à recolha de pilhas, em particular, o top 5 é composto pelas escolas que se seguem:
EB1 de Lamas, Escola Sec./23 de Águas Santas;
– Escola Básica Deu La Deu Martins;
– EB1 de Torres Vedras;
– Jardim de Infância do Cacém n.º 1.
Todas estas escolas ultrapassaram o peso de 140 quilos, num universo de aproximadamente 90 escolas responsáveis pelo encaminhamento adequado deste tipo de resíduos.
No final do ano letivo, serão premiadas 10 escolas, distribuídas por 2 categorias: peso absoluto e peso por aluno de resíduos recolhidos.
Para além da atividade de recolha, as escolas também serão reconhecidas pela elaboração de trabalhos criativos dedicados ao tema da correta gestão de equipamentos e pilhas em fim de vida, segmentados por níveis de escolaridade.
Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com o Programa EcoEscolas e conta com o apoio das marcas Orima, Pingo Doce e Worten.
Por: GREEN MEDIA – Agência de Comunicação
Categorias:Algarve




