Uma loja muito especial abriu portas na passada sexta-feira no Largo da Alagoa, na baixa de Faro. O espaço exibiu montras arrojadas e propostas inovadoras para assinalar o fim do curso de formação profissional de vitrinismo realizado pela associação empresarial ACRAL e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Trabalhos integralmente realizados por alunos do curso de formação mostraram assim na prática como os formandos terminaram as 200 horas de formação verdadeiramente capacitados para aplicarem os conhecimentos no mercado de trabalho.
A iniciativa levada a cabo pela ACRAL, como forma de dar a conhecer os resultados da formação realizada no âmbito do programa Vida Activa, contou com a presença do vice-presidente da autarquia, Paulo Santos, do director do Centro de Formação Profissional do Areal Gordo em Faro, João Nunes, e do presidente da ACRAL, Victor Guerreiro.
A formação foi ministrada nas instalações da ACRAL, em Faro, a 26 desempregados com idades compreendidas entre os 25 e os 50 anos, que concluíram todos os módulos com sucesso.
Nos trabalhos apresentados o formador João Luís de Nunes salientou o recurso a materiais de baixo custo, apelando à imaginação e capacidade de reinventar materiais para uso na actividade de vitrinismo.
O responsável pela formação assinalou ainda que, além da parte estética, os formandos adquiriram competências em áreas técnicas como criação de estruturas e de ligações eléctricas, capazes de os preparar para um trabalho completo a desenvolver no mercado de trabalho.
Victor Guerreiro, presidente da ACRAL sublinhou a importância de dar a conhecer através da iniciativa as verdadeira capacidades práticas dos formandos, desejando que o mercado de trabalho possa agora absorver a oferta de profissionais de vitrinismo resultante da formação.
O presidente da associação empresarial reforçou a necessidade de manter uma oferta formativa de qualidade que possa ajudar a qualificar os trabalhadores e requalificar a oferta dos sectores do comércio e serviços, gerando emprego e melhor capacidade de cativar os clientes para os agentes económicos.
O vice-presidente da autarquia referiu-se ao bom resultado dos trabalhos apresentados na baixa da cidade e manifestou a disponibilidade da autarquia para apoiar todas as iniciativas que signifiquem melhores condições para quem procura trabalho e maior qualidade da oferta comercial.
Já o responsável pelo Centro de Formação Profissional do Areal Gordo destacou o sucesso da parceria entre a ACRAL e o IEFP na formação e, depois de atentamente observar os trabalhos expostos, a capacidade dos formandos em darem mostras de estarem verdadeiramente preparados para integrarem o mercado de trabalho.
Na apresentação dos trabalhos além de criações de ambientes decorativos variados, os alunos criaram de raiz um dos vestidos expostos, e apresentaram um modelo de montra viva.
Por: ACRAL
- João Nunes, Victor Guerreiro e Paulo Santos
Categorias:Faro





