No âmbito dos debates promovidos pela Acesso Cultura, destinados a profissionais do sector cultural e público em geral, decorre esta quinta-feira, 23 de abril, pelas 18h30, na sala polivalente do Museu Municipal de Loulé, uma sessão que terá como tema “No Dia do Livro: o prazer da leitura ao alcance de todos”.
Adriana Freire Nogueira, professora e responsável da Biblioteca Geral da Universidade do Algarve, Rute Castro, professora e escritora, Paulo Pires, programador cultural do Município de Silves, e Salomé Horta (moderadora), da Biblioteca da Universidade do Algarve, são os convidados para este debate.
Assumimos a leitura como uma das formas mais elementares de acedermos à informação, mas também ao prazer da literatura. Será que estamos a garantir esse acesso a todos? A quem não vê, a quem tem baixa literacia, a quem não tem o português como primeira língua, a quem é disléxico? E como é que se cria o gosto pela leitura? Estes são algumas das questões colocadas nesta sessão que se realiza no Dia Mundial do Livro.
Refira-se que, para além de Loulé, neste dia decorrem debates da Acesso Cultura, em simultâneo nas cidades de Lisboa e Porto.
A entrada é livre.
Refira-se que a Acesso Cultura é uma associação com um ano de existência e que tem como missão promover a melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – aos espaços culturais e à oferta cultural, em Portugal e no estrangeiro.
Contribuir para a preparação técnica dos profissionais da cultura em questões de acessibilidade de forma a promover a mudança no terreno, promover o diálogo e a reflexão sobre as questões de acessibilidade em fóruns públicos e intervir publicamente sempre que o direito de acesso à cultura não seja respeitado são outros dos objetivos da Acesso Cultura.
Por: Município de Loulé





