A Universidade do Algarve, através do Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO), vai organizar, no dia 22 de abril, a partir das 14h00, na Sala de Atos da Faculdade de Economia, um seminário sobre “Inovação para a Resiliência: Uma Agenda Relevante”, que pretende discutir os efeitos da crise económica tendo em conta três perspetivas: o papel da inovação na capacidade das regiões se adaptarem e traçarem novas trajetórias de crescimento, o significado da especialização inteligente neste contexto, e as consequências da crise para as Ciências Sociais.
O seminário, que realiza-se em língua inglesa, contará com a presença de Phil Cooke, professor da Universidade de Cardiff (País de Gales, Reino Unido) e reputado especialista internacional, que apresentará a evolução das estratégias RIS3 e analisará o caso algarvio. Das várias intervenções destaca-se ainda a participação de João Guerreiro, ex-reitor da UAlg e investigador responsável do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve.
Refira-se que várias regiões, na Europa e no mundo, sofreram desde 2007 efeitos da crise económica, verificando aumento do desemprego e redução do crescimento económico. Paralelamente, a recente discussão na política regional europeia tem focado o desenvolvimento das RIS3 – estratégias de investigação e inovação para a especialização inteligente, conferindo à Ciência & Tecnologia e Inovação um papel central no estímulo ao desenvolvimento regional.
O evento, que é organizado pelo CIEO em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, conta com o apoio do CRIA através do projeto UALG Business Lab, financiado pelo Programa Operacional Algarve 21.





