No âmbito da iniciativa “Livros Abertos”, a Biblioteca Municipal de Loulé recebe na próxima segunda-feira, 25 de maio, pelas 21h30, a apresentação do livro “Carnaval ‘Civilizado’ de Loulé (1906-1976)”, de Luísa Martins.
A obra pretende apresentar pistas que ajudam na compreensão do fenómeno do Carnaval em si mesmo e, de modo mais localizado, do Carnaval “Civilizado” de Loulé que surgiu oficialmente no ano de 1906, fruto da iniciativa de um grupo de louletanos.
Segue-se a descrição das Batalhas de Flores e o registo dos anos em que o corso carnavalesco não aconteceu, o relato de algumas das festas e dos bailes “do celeiro”, da movimentação das associações culturais e de profissionais, da participação dos sindicatos, da animação pelas bandas filarmónicas e tunas carnavalescas, da organização das comissões organizadoras.
Na segunda parte, apresentam-se fotografias e reprodução de materiais realizados durante a organização das festas, arrumados por décadas.
Um livro que é um tributo à capacidade organizativa de uma comunidade, a louletana, até ao ano de 1976, quando a organização das Batalhas passou a ser da responsabilidade da Autarquia.
Luísa Fernanda Guerreiro Martins doutorou-se em História (estudos africanos e da presença portuguesa em África).
Atualmente exerce funções de Coordenação da Equipa de Projeto de Intervenção Cultural e Promoção da Cidadania na Câmara Municipal de Loulé. É investigadora no Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Coimbra. No âmbito da pós-graduação em História Regional e Local e dos mestrados em Alimentação – Fontes, Cultura e Sociedade e em História da Expansão e dos Descobrimentos, desenvolve investigação sobre património e história local portuguesa. Participa em colóquios nacionais e internacionais nas áreas de formação académica, colabora com instituições universitárias e apresenta artigos em revistas e sites científicos. No âmbito de funções técnicas exercidas na Câmara Municipal desenvolve pesquisa sobre a história do Concelho de Loulé.
A apresentação da autora vai estar a cargo de Carlos Delgado Pinto. Nesta sessão está prevista uma banca de livros e, no final, da apresentação, a autora autografará obras suas.
Por: Município de Loulé






