AGENDA

Muitas atividades e um passatempo na Biblioteca de Faro | 27 a 29 de maio

Dia 28 (5.ª feira)

10h00 e 14h00

“À CONVERSA COM…”

“Um mosquito esquisitinho: contos para colorir”

Do “Workshop de Escrita Criativa” dinamizado por Luísa Monteiro, que se realizou na Biblioteca Municipal de Faro em Março de 2012, resulta o livro “Um mosquito esquisitinho: contos para colorir”. Da autoria dos 10 participantes no Workshop, resultam contos para crianças.

Autores do livro:

João Nuno Neves / Patrícia Chuva / Sandra Margarida / Rui Silva / Sandra Soares / Ana Catarina Rocha / Maria João Faísca / Cláudia Luz / Francisca Graça / Florbela Rodrigues

Público-Alvo: 5-10 anos

Inscrição Prévia

18h00

Ciclo “À descoberta de uma alimentação melhor”

“ALIMENTAÇÃO NO VERÃO”

Entrada Livre

Org.: BMF/ – NUD – Núcleo de Dietética da UALg

Dia 29 (6.ª feira)

14h00

Ouve de fora cá dentro

Público-alvo: 1ºCEB/ ATL’s com marcação prévia

Org.: BMF / João Violão / Amarelarte / Dó-re-mi / acordeonista Gonçalo Pescada

Inscrição Prévia

18h00

“Searas Vermelhas de abril”

apresentação do livro de Francisco do Ó Pacheco

por José Soeiro – antigo deputado do PCP na Assembleia da Republica e dirigente sindical

A ação do livro desenrola-se em 1975, durante a Reforma Agrária no Alentejo, relatada pela perspetiva de um prospetor bancário e de uma jornalista.

“Searas Vermelhas de Abril” segue o início da reforma agrária, as primeiras ocupações das herdades abandonadas, a formação das cooperativas e o intenso e duro trabalho desenvolvido para transformar terras incultas em terras produtivas.

Em simultâneo, “Searas Vermelhas de Abril” centra-se na ocupação da Empresa de Concentrados de Alvalade pelos seareiros e agricultores de tomate da zona, acontecimento real que ocorreu em Fevereiro de 1975 e que Francisco do Ó Pacheco acompanhou pessoalmente.

O título do livro é evocativo deste período da história contemporânea portuguesa a vários níveis, recordando o período revolucionário do 25 de Abril, a designação dada às searas de tomate e o nome de uma união de 22 cooperativas agrícolas, com mais de 2000 cooperantes, criada na altura na região de Alvalade, lê-se na nota de imprensa.

Francisco do Ó Pacheco, bancário, autarca e escritor, nasceu em Sines, em 1947. “Searas Vermelhas de Abril” é o seu terceiro romance, depois de “Angola 1970, Chanas de Liberdade” e “Vataça a favorita de D. Dinis”.

Além dos romances, publicou, desde 1999, três livros de crónicas (“Crónicas de Beja”, “Crónica da 1.ª Greve Ecológica em Portugal” e “Textos Escolhidos 25 anos de Poder Local Democrático”) e três livros de poemas (“Luena da Praia”, “A Ilha das Batas Brancas” e “Alentejo Salgado e Doce”).

PARTICIPE NO PASSATEMPO

A Biblioteca Municipal e os Cinemas NOS Fórum Algarve promovem um passatempo onde oferecem 10 bilhetes duplos para a antestreia do filme “Há sempre uma primeira vez” no dia 27 de maio, às 21h30.

Para participar, os interessados deverão responder à seguinte questão: quantos documentos existem no catálogo da BMF sobre o assunto “cinema francês”?

As respostas deverão de ser enviadas até às 13h00, do dia 26/05/2015 para o seguinte email: biblioteca.arquivo@cm-faro.pt

Consulte o Regulamento com toda a informação que necessita.

Pode conhecer melhor a toda a nossa programação em:

Click to access Programacao%20mensal%20maio%202015.pdf

Relembramos que a Biblioteca Municipal de Faro “António Ramos Rosa” já tem página de Facebook!

Faça “GOSTO” em https://www.facebook.com/bibliotecamunicipaldefaro , siga a nossa programação e descubra curiosidades do seu “(…) lugar de encontro…sempre!”

Por: A equipa da Unidade de Bibliotecas e Arquivos

Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa

Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa

Categorias:AGENDA, Faro

PlanetAlgarve