Durante a tarde de quarta-feira, 27 de maio de 2015, militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Loulé desencadearam uma operação policial, no âmbito de processo em curso, que culminou com a detenção de dois cidadãos indiciados pela prática do crime de tráfico de estupefacientes.
As diligências investigatórias relacionadas com o referido processo conduziram à realização de busca domiciliária a duas residências do principal visado no processo, localizadas na área metropolitana de Lisboa.
No seguimento das buscas, foram apreendidos os seguintes objetos, pertença do visado e de um outro cidadão que residia numa das habitações alvo de busca:
– 7880 gramas de ouro em pó/granulado;
– 5000 euros em moeda do BCE;
– Uma avultada quantidade de maços de papel, preparados para falsificação de notas de 50€ e 100€, atendendo às medidas e qualidade do papel;
– 100 dólares americanos;
– Produto estupefaciente suficiente para 77 doses individuais de cocaína e para 18 de heroína;
– Cento e oitenta (185) gramas de produto de corte;
– Duas balanças digitais de precisão;
– Um computador portátil;
– Cinco telemóveis;
– Quatro relógios de elevado valor;
– Um MP4.
É convicção deste Comando que o principal visado no processo, com antecedentes criminais por tráfico de estupefacientes, seria um dos principais responsáveis pela introdução de estupefaciente na região, trazendo-o desde a área de Lisboa para o comercializar em zonas isoladas de mato nos concelhos de Loulé, Silves e Albufeira.
De referir que o ouro apreendido (pó/granulado), será resultado de atividades ilícitas desenvolvidas na região (furtos) e posteriormente recetado a troco de estupefaciente, sendo desfeito para subsequente transformação em barras de ouro.
De referir que no âmbito do mesmo processo já se encontram sob a medida de coação de prisão preventiva dois outros cidadãos, detidos no passado mês de Janeiro pelo NIC de Loulé.
A presente operação foi executada com o apoio da Direção de Investigação Criminal da Guarda Nacional Republicana e elementos da Divisão de Investigação Criminal da Polícia de Segurança Pública da Amadora.
Os detidos, de 39 e 44 anos de idade, foram presentes ao Departamento de Investigação e Ação Penal do Ministério Público de Loulé para aplicação das medidas de coação achadas adequadas.
Por: GNR – Comando Territorial de Faro
Categorias:Ocorrências





