O mês de maio deixa para trás a iniciativa European Cycling Challenge 2015. Gdansk, cidade polaca com cerca de 460 mil habitantes, foi a equipa vencedora desta edição com quase 450.000 quilómetros, tornando-se assim a melhor cidade ciclável de 2015. No total as equipas participantes realizaram mais de 2 milhões de quilómetros, contribuindo com uma redução de 414 toneladas de emissão de CO2.
O projeto European Cycling Challenge 2015 tem tornado visível a conexão das comunidades às cidades através do uso da bicicleta. Esta edição contou com a participação do Algarve que ficou em 22º lugar entre 39 equipas participantes, contribuindo com quase 14 mil quilómetros pedalados.
Loulé, “Cidade Europeia do Desporto 2015”, teve uma reconhecida participação na iniciativa, com mais de 3 mil quilómetros percorridos, fruto do esforço e dedicação de todos os parceiros, do programa de atividades concebido para o efeito e do entusiamo com que a comunidade abraçou a iniciativa.
Mais do que um desafio entre cidades e regiões europeias para ciclistas do dia-a-dia, esta iniciativa deixa um legado. Permitiu conhecer as estradas e arruamentos considerados mais importantes para a mobilidade em bicicleta, destacando-se em Loulé a Rua Engº Duarte Pacheco e a Av. Marçal Pacheco, a Av. Infante de Sagres em Quarteira ou ainda a Rua do Comércio em Almancil.
No final desta iniciativa, mantém-se o repto para não arrumar as bicicletas, continuar a pedalar para um estilo de vida saudável, aliando a benefícios pessoais, benefícios ambientais, sociais e económicos.
Por: Município de Loulé
- ECC 2015 – Quarteira
- ECC 2015 – Quarteira







