AGENDA

Dom José Beach Hotel comemora 50 anos de existência com a presença do Secretario de Estado do Turismo | 26 de junho (22 fotos)

Dia 26 de junho, o Dom José Beach Hotel honra a história e celebra o futuro. Uma festa que assinala os 50 anos – “Bodas de Ouro” – do Dom José Beach Hotel, em que serão recordados, desde o fundador José Coelho Júnior, todos aqueles que com o seu trabalho contribuíram para a grandeza deste Hotel, que tem sobrevivido 50 anos passados sempre na mesma família, às dificuldades de uma vida totalmente dedicada ao turismo.

Para a direção do hotel, “será com muita honra que contaremos nesta ocasião com a presença do Exmo. Senhor Secretário de Estado do Turismo, Dr. Adolfo Mesquita Nunes”.

Um evento que reúne amigos de longa data, grandes parceiros de negócios e de todos os que com o seu trabalho contribuíram para o engrandecimento deste Hotel. Uma noite de Verão que promete ser um dos melhores sunsets deste ano, com algumas boas surpresas e muita emoção.

BREVE HISTÓRIA DO HOTEL

Homem de muita visão e nobreza de caracter, é assim que José Coelho Júnior é recordado com admiração e saudade por todos nós.

A partir de um pequeno Restaurante em Quarteira, juntamente com a esposa, Esperança Coelho, fundou o Hotel Toca do Coelho, o qual começou a funcionar em 1965 com apenas 32 quartos.

Outros tempos em que era possível tornar um sonho realidade com muito esforço e dedicação e, no seu caso, com visão do futuro.

Nesse mesmo ano, era inaugurado em Faro o Aeroporto Internacional, com a presença do então Presidente da República, Almirante Américo Thomás.

O Algarve começava a ganhar espaço como destino turístico, ainda que fossem poucos os Hotéis na região.

Quase dois anos após a abertura do Hotel Toca do Coelho, estávamos no ano de 1967, José Coelho Júnior passou a gestão do Hotel para os seus genros, João Manuel Soares, oriundo das Caldas da Rainha e já com um passado e experiência hoteleira, e José Vitória Neto, natural de Loulé, ambos casados com as filhas de José Coelho Júnior, Maria Celeste e Maria Lisete, respetivamente.

Nesse mesmo ano de 1967, nasceu João Luís Soares, o qual, seguindo a linha familiar, é o atual Diretor Geral do Hotel

NOVOS DESAFIOS E CRESCIMENTO

A revolução de 1974 veio trazer novos desafios para o turismo em Portugal – que estava 100% dependente dos operadores maioritariamente ingleses – e, dada a instabilidade que se vivia naquela época, os Hotéis conseguiram sobreviver às mudanças políticas e às restrições económicas com muito esforço.

Assim, para uma mais fácil promoção nos mercados turísticos internacionais, decidiram alterar o nome do Hotel de ‘Toca do Coelho’ para ‘Hotel Dom José’, em homenagem ao Patriarca da família, José Coelho Júnior.

Procedeu-se nessa altura à ampliação do Hotel, para a qual contribuíram, com os seus conhecimentos técnicos os arquitetos Coutinho de Carvalho e Augusto Silva, ambos experientes projetistas de Hotéis.

Estes Arquitetos deram grande contributo na ampliação do Hotel, que passou nessa altura para 132 quartos.

A direção do hotel relembra “com saudade, os vários acontecimentos que tiveram lugar nessa data no Hotel Dom José, com especial memória da estadia da Seleção de Atletismo orientada pelo Prof. Moniz Pereira e de onde saiu o grande atleta Carlos Lopes, o primeiro português medalhado com ouro nos Jogos Olímpicos de 1984.

Nos anos 1990 e 2005, procederam-se a novas ampliações para os atuais 154 quartos.

3.ª GERAÇÃO E O FUTURO

Entretanto, entra também para a gestão do hotel João Luís Soares, para a área de promoção e vendas. Em 2007, assume o cargo de Diretor Geral do Hotel, afinal, do lugar aonde cresceu.

O dinamismo com que contribuiu a direção de João Luís Soares leva a que o hotel, hoje, Dom José Beach Hotel, ganhe alguns prémios turísticos que o distinguiram como um dos mais reconhecidos e conceituados hotéis dentro da sua categoria.

Passa a ter uma elevada taxa de ocupação de clientes nacionais e estrangeiros, para os quais o Dom José Beach Hotel é considerado quase como a segunda casa.

Em 2010, infelizmente, dá-se o falecimento de José Coelho Júnior e, em 2013, falece também o sócio-gerente José Vitória Neto, dando lugar a nova Gerência constituída por João Luís Soares, João Miguel Neto e José Carlos Neto.

Agora, em honra destes 50 anos de história, o Dom José Beach Hotel irá comemorar as suas Bodas de Ouro ao mais alto nível.

Categorias:AGENDA, Quarteira, Turismo

PlanetAlgarve