Fernando Santos lançou no último sábado, dia 30 de maio, a sua primeira monografia sobre economia e política local, intitulada “40 anos de poder autárquico democrático no Município de Loulé – 1974 a 2013″. O lançamento teve lugar na Sala da Assembleia Municipal de Loulé, com apresentação e prefácio de Pedro Pimpão, presidente da Delegação Regional do Algarve da Ordem dos Economistas.
Destaque para a presença de inúmeras individualidades do concelho e da região, entre os quais o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, o seu adjunto Abílio Sousa, os vereadores João Martins e Pedro Oliveira, o presidente da Assembleia Municipal de Loulé, Adriano Pimpão, membros da Assembleia Municipal, presidentes e outros elementos de juntas e assembleias de freguesia, diretores municipais, os administradores da Inframoura (Fátima Catarina) e da Infralobo (Vítor Faria) e, ainda, os militares de Abril, Almirante Martins Guerreiro (que mereceu a entrega do primeiro exemplar autografado da obra) e o Coronel Luís Villas-Boas (diretor do Refúgio Aboim Ascensão), entre muitos outros.
Consulte a Intervenção de Pedro Pimpão
Após a intervenção de Pedro Pimpão, Fernando Santos fez a sua intervenção inicial.
Consulte a Intervenção de Fernando Santos
Fernando Santos comentou ainda uma versão sintética da monografia, num trabalho realizado em Power Point projetado em Data Show. Pode conhecer esse trabalho AQUI.
Loulé – o concelho da “estabilidade política” e da “alternância democrática”. Haverá outro concelho neste país, onde dois dos principais princípios democráticos tenham coexistido (3 ciclos de 3 mandatos partidários, alternados)?
Esta e outras conclusões podem ser o resultado de 18 meses de investigação no Arquivo Municipal de Loulé e no consequente tratamento dos dados financeiros (e de outras naturezas), contendo a(s):
– Evolução demográfica (residentes e recenseados) e do alojamento construído no concelho de Loulé – censos 1970 e 2011, por freguesia;
– Cronologia da legislação autárquica: do Estado Novo (1 de janeiro a 24 de abril de 1974); regime eleitoral, direitos e deveres dos eleitores ativos (que elegem) e passivos (que são eleitos); regime jurídico, funcionamento, atividade e competências; regime das finanças locais;
– Contas de RECEITAS e DESPESAS anuais do Município de Loulé, 1974 a 2013, enfatizando-se:
Contas discriminadas por ciclos partidários: CAeCG – 1974 a 1976; PS – 1977 a 1979; PSD – 3 mandatos – 1980 a 1989; PS – 3 mandatos – 1990 a 2001; PSD – 3 mandatos – 2002 a 2013;
Quadro de Pessoal entre 2974 a 2013;
Empréstimos bancários e endividamento municipal;
Consequências do descontrolo financeiro emergente das eleições autárquicas de 2009 e recurso ao PAEL;
Obras realizadas – listagem integral por freguesia;
Fundos comunitários – listagem das obras apoiadas;
Subsídios concedidos a terceiros – instituições sem fins lucrativos, juntas de freguesia e outras – listagem integral por natureza (Ação Social, Cultura, Educação, Desporto, Recreativas e Diversas).
No final da apresentação, teve lugar uma sessão de autógrafos com a formação de uma infindável fila de interessado, boa parte dos presentes na sala, os quais deram os parabéns a Fernando Santos pela elaboração desta obra.
Em breve, a obra será apresentada pelo autor e colocada à venda na FNAC do Algarve Shopping (Guia – Albufeira) e na FNAC do Fórum Algarve (Faro).
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
- Fernando Santos e Pedro Pimpão
- Pedro Pimpão
- Fernando Santos e Pedro Pimpão
- Fernando Santos
- Almirante Martins Guerreiro
- Fernando Santos
- Fernando Santos
- Almirante Martins Guerreiro
- Helena Baião
- Carlos Albino
- Júlio Sousa, diretor do Departamento de Educação e Desenvolvimento Sociocultural da CML
- Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé
- Murta Marcos, ex administrador do Parque das Cidades
- Fátima Catarina e Vítor Faria
- Vítor Faria, administrador da Infralobo
- Luís Mealha e Fernando Santos
Categorias:Loulé




























