Opinião

Só sabe cozinhar com calorias? Cozinhe melhor para alimentar a saúde…

Quando pensamos em petiscos vem-nos à cabeça deliciosas bombas calóricas, bombas essas que explodem a nossa saúde. É possível construir o sabor de um prato através de alimentos que tenham menos calorias nos seus constituintes e dar origem a petiscos que conquistem os convidados.

pronokal

Por isso, a equipa de nutricionistas do método clínico PronoKal ajuda-o a responder a algumas perguntas que te orientam as receitas e te endireitam a saúde.

– Quais as azeitonas que engordam menos? As pretas ou as verdes? As azeitonas são sem dúvida um dos aperitivos mais comuns. As verdes têm menos calorias do que as pretas, mas uma vez temperadas as calorias aumentam naturalmente. Se forem recheadas engordam- mais mas depende também de qual o recheio. Têm capacidades benéficas para a saúde, nomeadamente para o coração, mas ao mesmo tempo têm calorias que em demasia deixam de ser saudáveis.

– Quais as tapas mais saudáveis? As tapas que têm na sua base vegetais, frutos do mar e alimentos com pouca gordura são as melhores para não engordar. Outra coisa importante é a forma como são cozinhados os alimentos, se forem grelhados é mais fácil serem saudáveis e manter os nutrientes naturais dos mesmos.

– Como substituir as batatas fritas que tantas vezes são aperitivo nas refeições? É simples. Receita: Cortar legumes em fatias finas, deixar descansar num prato com sal para tirar a água e secar. Depois cozinhar no forno ou no micro-ondas para ficar igualmente saboroso e com muito menos calorias.

– Humus e guacamole são aperitivos melhores? São ambos aperitivos muito ricos, nutritivos e versáteis. A Humus é feita com grão-de-bico: leguminosa que fornece fibras e carboidratos de absorção lenta, azeite, gorduras de boa qualidade e alho com o seu efeito antioxidante, entre outros ingredientes igualmente benéficos. O guacamole é feito de abacate, rico em ácido oleico que ajuda a regular o colesterol, fibra, tomate, cebola , coentros , limão e vegetais que fornecem antioxidantes e fibras.

– Queijo de barrar ou queijo seco inteiro? O queijo de barrar contém menos gordura do que o queijo seco inteiro. Por um lado, o queijo tem proteínas importantes e cálcio, por outro, tem gorduras saturadas prejudiciais à saúde. A indústria produz queijo de barrar com 15-17% de gordura enquanto um queijo seco tem em média 45%.

– No caso de beber álcool, é melhor cerveja ou vinho? Demonstrou-se que o vinho tem grandes vantagens a nível cardiovascular, pois contém antioxidantes potentes. Se o objetivo for a diminuição das calorias, a cerveja 0% de álcool, uma vez que contém 20 a 25 calorias, será a melhor hipótese seguida da cerveja normal que contém 45 calorias e, por fim, o vinho com 70 calorias. Tudo depende da quantidade que é ingerida, naturalmente. Independentemente da bebida alcoólica escolhida, é importante não ultrapassar um copo de vinho diário e um ou dois copos no caso da cerveja.

Por: Pronokal

Sobre a PronoKal® – http://www.pronokal.com

O Método PronoKal chega a Espanha em 2004, através do Grupo PronoKal, uma empresa com sede em Barcelona e filiais em Barcelona, Madrid e Valência, com uma equipa formada por mais de 250 pessoas. Este método personalizado é realizado com supervisão médica e é baseado num protocolo científico, aplicado há mais de trinta anos. Hoje em dia está presente em 11 países e 300.000 pacientes já foram tratados com o Método PronoKal.

A equipa é composta por nutricionistas, que dão suporte ao paciente durante todo o processo de perda de peso, delegados médicos e pessoal administrativo. São também permanentes os técnicos de atividade física, psicólogos assim como especialistas em cozinha que transmitem ideais fáceis e criativas para elaborar menus saudáveis. O Método PronoKal só pode ser prescrito por médicos especialmente formandos e conta atualmente com mais de 3.000 médicos prescritores, dos quias 2.000 estão em Espanha.

A empresa desenvolve diferentes estudos científicos cujo objetivo é avaliar a tolerância e a segurança do método, cujos resultados preliminares são muito positivos e estão a ser apresentados nos principais fóruns científicos do país.

Categorias:Opinião, Saúde

PlanetAlgarve