Loulé

Semana do Ambiente e Oceanos contou a participação de 480 crianças e jovens

A 5 de junho, a Câmara Municipal de Loulé assinalou o Dia Mundial do Ambiente com um conjunto eclético de ações e atividades de carácter ambiental, que tiveram como objetivo informar e sensibilizar especialmente a população escolar, para a preservação do ambiente e salvaguarda dos recursos naturais, em especial a Água. Este programa envolveu 480 crianças e jovens.

Assim, a 3 de junho foi apresentado ao público, no Cine-Teatro Louletano, o Projeto “Árvores” de dança e ambiente, arte-educação de e para a comunidade, através do qual se pretendeu dar a conhecer as árvores que existem na região do Algarve. O “Árvores” transformou-se num espetáculo, onde os protagonistas foram uma turma do 3º ano da Escola EB1 Nº 5 de Loulé – Hortas de Santo António e alguns dos utentes da UNIR (Associação dos Doentes Mentais, Famílias e Amigos do Algarve), tendo sido ainda convidados alunos do Estúdio da Bordeira (de Faro), da Escola do Malhão (de Tavira) e do Clube Avô (projeto da Divisão de Educação e Ação Social da Câmara Municipal de Albufeira), num total de 67 bailarinos, com idades compreendidas entre os 4 e os 84 anos, e com a presença 260 espectadores.

O “Árvores” dança as árvores, num grande elogio à mãe Natureza. Descobre o seu valor, as suas utilizações atuais e antigas, as suas formas, cheiros, raízes, sementes, folhas, flores e frutos… E incorpora-os num bailado sem igual. Este projeto foi dinamizado por Inês Mestrinho, e está integrado no plano de atividades de Educação Ambiental do Centro Ambiental, promovido pela Câmara Municipal de Loulé e pela Associação Almargem.

No dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, foi inaugurada a Exposição “Aos olhos de quem vê reciclar, é ilusão, nas mãos de quem cria, o futuro da nação”, que ficará patente na Biblioteca Municipal de Loulé até dia 19 de junho. Esta exposição é uma iniciativa da Associação Existir, com o apoio do Centro Ambiental, onde se encontram expostos objetos produzidos pelos seus utentes, recorrendo à reutilização de materiais e também com alguns dos materiais produzidos ao longo deste ano letivo pelas turmas que visitaram o Centro.

E a manhã de dia 5 de junho continuou na Escola EBI de Boliqueime – Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, com uma grande comemoração do Dia Mundial do Ambiente, onde foram apresentados todos os trabalhos desenvolvidos pela comunidade escolar ao longo do ano letivo no âmbito do programa Eco-Escolas, destacando-se os trabalhos desenvolvidos pelo Centro Ambiental com a turma de 18 alunos do 7º ano do Projeto “Estação Meteorológica”. Este projeto visou valorizar a estação instalada no Centro Ambiental de Loulé, através da monitorização e interpretação dos dados recolhidos, para assim visualizar as variações climáticas sazonais. Por outro lado, a turma de 17 alunos do 4º ano participou no Projeto “Para Além da Água – Vida na Ribeira”, que teve como objetivo levar os alunos a descobrir a Ribeira de Menalva na Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola, através de atividades de exploração e observação das formas de vida nela existentes.

Neste dia decorreu ainda a sessão de encerramento do Projeto “Horta Biológica do Centro Ambiental da Pena” e também, no Mercado Municipal de Loulé, foi dinamizada uma atuação musical de percussão com “Os Stompitos”, alunos do 3.º ano da EB1 Mãe Soberana e sua professora, Antonieta Semedo, com um grupo de amigos da Associação UNIR, atuaram e embelezaram ainda mais o Mercado, com a alegria de todos e as cores contagiantes dos trabalhos expostos ao som de ritmos africanos.

Em parceira com a Autarquia de Loulé a Agência Portuguesa do Ambiente, IP – ARH do Algarve promoveu nesta efeméride ambiental, a quinta edição do Fórum Água Jovem dirigido aos jovens do Algarve que frequentam o 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Esta iniciativa teve parceria também com as empresas Águas do Algarve SA, Mundo Aquático SA (Zoomarine), Grupo Hubel, Aquashow e Companhia da União Fabril – CUF, e visou contribuir para a sensibilização e reflexão crítica dos jovens no Algarve quanto ao seu papel na preservação dos recursos naturais e do património água, essencial à vida.

Durante o Fórum esteve patente ao público, no edifício do Centro Autárquico de Quarteira, uma exposição com os trabalhos realizados no âmbito do concurso Água Jovem 2015 sobre os temas “Luz e Água” e “Solo e Água”.

Os trabalhos premiados foram apresentados publicamente neste dia. Para além da cerimónia de entrega dos prémios, decorreram ainda várias atividades lúdicas e de sensibilização. A festa teve logo início de manhã, onde os cerca de 50 jovens puderam participar numa ação de Jogos Ambientais, que decorreu no Aquashow, seguindo-se, à tarde, a entrega dos prémios, antecedida da projeção de um filme (“A maior flor do mundo”, da autoria de José Saramago) e da realização do Parlamento Jovem.

Em pleno Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho, chegou ao fim o Projeto “Mar… Um Mar de Histórias”, que teve como ponto de partida o livro infantil “A Menina do Mar”, da autoria de Sophia de Mello Breyner Andresen, e o ecossistema marinho. Foram sete sessões dinamizadas ao longo do ano, e que certamente deixarão muitas saudades aos 20 alunos do 3.º ano da EB1 N.º 5 de Loulé – Horta de Santo António, esperando que nunca mais olhem para o mar com os mesmos olhos e que o protejam sempre como ele merece.

Por: Município de Loulé

Categorias:Loulé

PlanetAlgarve