O Consulado de Portugal em Lyon, em França, organiza todos os anos as suas Jornadas Consulares dedicadas a uma região do país. Este ano, as jornadas foram dedicadas ao Algarve e decorreram no mês de junho (dias 13 e 14), na Praça Bellecour, a principal praça daquela cidade francesa, lugar de convergência das comunidades representadas na cidade.
A convite da Cônsul de Portugal em Lyon, Maria de Fátima Mendes, o PlanetAlgarve marcou presença através do nosso enviado especial Pedro Monteiro, da Optimus PM, agência de publicidade do PlanetAlgarve sedeada naquela cidade francesa.
O stand do Algarve foi da responsabilidade da CCDR Algarve que aí promoveu o projeto TASA, a Dieta Mediterrânica Património Imaterial da Humanidade e o Autocaravanismo.
Segundo a CCDR Algarve, que ali esteve representada pelo vice presidente Nuno Marques e pela diretora de Serviços, Catarina Cruz, “esta foi uma excelente oportunidade para promover três projetos ligados ao Desenvolvimento do Algarve, respetivamente, o TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Atuais), o Autocaravanismo do Algarve e a Dieta Mediterrânica, a qual integra Portugal, desde 2012, num conjunto de sete países mediterrânicos e foi considerada Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO”.
Ainda segundo a CCDR Algarve, “todos estes projetos foram muito bem acolhidos pelo público que visitou o stand da CCDR Algarve, demonstrando, ao longo dos três dias, especial interesse pelas peças do TASA, a sua elaboração, utilidade e aquisição; pelo Autocaravanismo, os seus pontos de contacto e respetivos parques de acolhimento; e pela Dieta Mediterrânica, especialmente pelos produtos gastronómicos inovadores do Algarve ali expostos”.
A presença do Algarve na Praça Bellecour foi ainda integrada na Festa das Bandeiras do Mundo, manifestação das mais diversas culturas mundiais que teve lugar no dia 12 de junho, véspera das Jornadas Consulares.
O Pavilhão de Portugal apresentava a promoção ao “Salon de l’Immobilier et du Tourisme Portuguais a Lyon”, que decorre este fim de semana (3 a 5 de julho), no Centre de Congrès de Lyon.
Referência ainda para a presença de uma representação do Portugal Business Club.
Por: Jorge Matos Dias e Pedro Monteiro / PlanetAlgarve













