O empreendedor quarteirense Ricardo Durão criou em 2013 a marca Al-Gharb com produtos algarvios originais comercializados online. Agora, abraçou um novo projeto empresarial com a abertura do primeiro espaço físico da marca. A inauguração teve lugar no dia 19 de setembro, na Zona Histórica de Loulé.
Durante a manhã, para além de terem a oportunidade de conhecerem a loja e os produtos, os visitantes tiveram a oportunidade de assistirem a um show cooking com o Chef Ricardo Bernardo e a degustação da cerveja artesanal algarvia Marafada que produz cerveja artesanal para a marca Al-Gharb.
O PlanetAlgarve realizou uma entrevista com Ricardo Durão, que nos dá a conhecer melhor a loja e os produtos da marca.
PlanetAlgarve (PA) – Esta loja Al-Gharb acaba de abrir mas a marca já existe há mais tempo?
Ricardo Durão (RD) – Sim, a marca já existe há cerca de ano e meio. É um projeto entre nós, Al-Gharb e os produtores. Estabelecemos protocolos com os protudores e vamos buscar os produtor diretamente a esses produtores.
PA – Antes da abertura desta loja, como eram comercialiados os produtos?
RD – Comercialiávamos apenas online.
PA – Em que consiste a marca Al-Gharb?
RD – A ideia é nossa, temos a marca registada, só temos produtos algarvios aqui da Serra do Caldeirão. A única coisa que não é daqui da serra é a Flor de Sal de Castro Marim.
PA – Quem são os responsáveis da marca?
RD – Neste momento, sou apenas eu mas espero, futuramente, ter alguns colaboradores.
PA – Esta é a primeira loja que a marca abre?
RD – Sim, esta é a primeira loja física mas fazemos revenda para lojas em Lisboa, Albufeira, Portimão e Ferragudo, de pessoas que manifestaram o seu interesse em terem lá os nossos produtos.
PA – Por se tratar de produtos originais, regionais e de qualidade, costumam marcar presença em feiras e mercados?
RD – Sim, fazemos alguns mercados expecíficos em Lisboa, Faro e aqui em Loulé.
PA – Após este período de vendas online, como surgiu a ideia do espaço ísico?
RD – Surgiu esta ideia porque as vendas estavam a correr bem e é sempre bom ter um espaço físico porque senti que as pessoas gostavam de ter um espaço físico onde pudessem avaliar melhor os nossos produtos.
PA – Porquê a abertura desta loja aqui?
RD – Porque se trata da zona histórica de Loulé e penso que os nossos produtos se enquadram bem aqui nesta zona.
PA – A loja é para estar aberta todo o ano?
RD – Sim, vamos estar abertos todo o ano.
PA – Qual é o horário de funcionamento?
RD – Para já, estaremos abertos das 10 às 17, de segunda a sábado.
PA – Nesta inauguração está prevista alguma surpresa?
RD – Sim, vamos ter um show cooking só com gastroomia algarvia. Temos aqui o Chef Ricardo Bernardo que vai fazer pratos com muchama, com os nossos enlatados de sardinha e também pratos com cavala. O nosso intuito é também promover mais cooking shows aqui nonossoconcelho para promover os nossos produtos e os produtos algarvios.
PA – Quais são as expetativas para o nególcio?
RD – Para já, são boas. Penso que vai correr bem. A nível de receitas, não sei mas encaramos este desafio com o nosso espírito positivlo, como encaramos todos os desafios que abraçamos.
PA – Já tem havido algum feedback das pessoas que já passaram por aqui?
RD – Sim e tem sido muito bom. As pessoas já conhecem bem os nossos produtos, que têm muita saída. Nós aliamos o design aos produtos, os quais, para além de serem tradicionais, têm todos um design moderno. O nosso intuito é que a pessoa olhe para o nosso produto e não veja que é uma coisa velha. É uma coisa nova mas com sabores antigos.
PA – Os produtos Al-Gharb são também direcionados para a comunidade estrangeira residente na região e para os muitos turistas que nos visitam?
RD – Sim, também trabalhamos com muitos estrangeiros residentes e com muitos turistas. Aliás, abrimos a loja aqui mais precisamente pelos turistas. O residente local liga-nos e nós entregamos. O turista não. É por isso que abrimos aqui a loja, porque queremos apanhar aqui o turista e mostraro nosso produto de qualidade.
Sítio da marca Al-Gharb na Internet: http://www.algharbstore.com/
Página da marca Al-Gharb no Facebook: https://www.facebook.com/algharbstore?pnref=story
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve












