AGENDA

INSCRIÇÕES ABERTAS: Primeira edição da “Quarteira Beach Run” | 24 de Outubro

A primeira edição da “Quarteira Beach Run” terá lugar no próximo dia 24 de Outubro, pelas 15h00, com partida e chegada no calçadão, junto ao Restaurante Lendário. A prova será disputada nas modalidades de corrida e caminhada (5 ou 10 quilómetros em ambas as vertentes, abertas a participantes dos 8 aos 80 anos) com passagens pelas praias do Forte Novo e do Ancão. A prova é uma organização da Free Challenge – Associação Desportiva e Sócio-Cultural.

Esta será uma corrida/caminhada diferente do habitual, com muita animação, não só para o público, como para os próprios participantes. Durante o percurso estão reservadas algumas surpresas.

Esta iniciativa reveste­-se ainda de cariz solidário, com parte das receitas das inscrições a reverter a favor do Refeitório Social de Quarteira.

Haverá ainda um sorteio de um vale de 100€ e de duas inscrições para a Meia Maratona do Algarve, que terá lugar igualmente em Quarteira.

A Quarteira Beach Run é um evento com a chancela Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015 e conta com os apoios da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira e Garvetur.

O mentor de mais uma prova inédita em Quarteira é novamente Marco Soares Pereira, segundo o qual “a prova consiste numa prova de atletismo, com 10km feitos na praia, sendo a prova de praia mais longa do Algarve. A partida será no calçadão, em frente ao Restaurante Lendário e o percurso é até à Praia do Ancão e voltar”. A aposta nesta prova “é por ser uma prova diferente. Acho que já é uma das características daquilo que nós fazemos aqui. É fazer coisas diferentes e já que temos uma praia no Concelho de Loulé com uma disttância tão grande, porque não aproveitá-la?”.

A organização da prova “não vai ser fácil mas dá-me sempre imenso gozo organizar seja o que for. Estamos bem apoiados, sobretudo pela Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015, pela Junta de Freguesia de Quarteira e pela Garvetur, para além de outros patrocinadores que nos apoiam já frequentemente e que também são importantes. É importante referir também a Associação de Atletismo do Algarve que fará o controlo dos tempos através de chips”.

Tendo em conta o local onde a prova irá decorrer, será de esperar uma boa adesão de público. “Esperamos que sim”, diz ainda Marco Soares Pereira. “Até porque terá uma grande animação, também uma coisa inédita aqui no Algarve e nós não estamos habituados a isso. Há pelo menos uma prova com animação musical. Nós vamos ter uma animação diferente. Vamos ter um grupo de teatro, o Te.Atrito, que irá fazer animação ao longo de todo o percurso, na partida e na chegada, a brincar com os atletas e irá haver também música”. Em suma, será de esperar que seja “uma excelente prova onde iremos ter grandes atletas, vão lutar entre eles e irão tirar aqui grandes tempos, de certeza absoluta”. Se correr bem, “será uma prova  para decorrer todos os anos, até porque isso é já uma característica nossa. Não fazemos as coisas só para uma vez. São provas para irmos organizando a longo prazo”.

Marco Soares Pereira acrescenta ainda que “os dois padrinhos da prova são dois atletas da terra, um veterano, embora tenha apenas 41 anos (Álvaro Rodrigues) e uma júnior, uma jovem com apenas 19 anos (Catarina Marques), ambos já representaram a seleção nacional, a Catarina em Marcha Atlética e o Álvaro em Corrida. Com muito orgulho nosso os convidámos e eles aceitaram”. De referir ainda que, “no início da prova, os atletas vão ter um ‘welcome drink’ aqui, na esplanada do Restaurante Lendário”. No final da prova, teremos um ‘buffet’ no Terraço do Lendário com comidas, bebidas e algumas surpresas que as pessoas depois irão ficar a saber.

O mentor da prova revela ainda que a mesma “está aberta a toda a gente, dos 8 aos 80 anos. Aliás, se calhar, há muita gente que nunca vez este percurso, que é muito bonito de se ver, muito agradável de ser feito em família, pelo que convidamos toda a gente a participar”. Falando dos prémios, “são idênticos para masculinos e femininos: o 1.º prémio será uma estadia de um fim-de-semana para duas pessoas na Garvetur; o 2.º prémio é um vale de 60 Euros na loja da Ana Dias, a Ana Dias Runners Club; o 3.º prémio é um jantar para duas pessoas no Restaurante Coral, um novo restaurante que abriu este ano no calçadão de Quarteira”.

Paralelamente, “a partir das 15h30, será feito na praia e aqui, junto ao Lendário, o Kids Athletic, onde as crianças dos 6 aos 11 anos de idade irão brincar ao atletismo, uma iniciativa com o total apoio do CDQ e a orientação do Rui Costa, técnico da Associação de Atletismo do Algarve. Portanto, os pais podem ir participar na corrida ou na caminhada e poderão deixar aqui os seus filhos em total segurança”.

A terminar, Marco Soares Pereira sublinha que “fazemos isto com muita gente de Quarteira que participa com a sua ajuda, os voluntários, gente de cá, sem os quais não seria possível fazermos isto. Portanto, agradecemos muito ao povo de Quarteira que gosta sempre de nos ajudar”.

Catarina Marques irá participar porque “me convidaram para esta prova por ser de Quarteira, por já ter estado num clube de cá, o CDQ (Centro Desportivo de Quarteira), onde comecei. Estou agora a representar o Clube Oriental de Pechão. Irei participar não a pensar em termos competitivos mas mais na participação. Tenho muito gosto em participar nesta prova porque é na minha cidade e acho que é uma boa referência. Dá uma boa divulgação à cidade pelo percurso que tem. Acho que vai mostrar o melhor de Quarteira, que é a praia e o calçadão. Acho que vai ser muito bom”.

No seu palmarés, destaca: “Fui campeã nacional de Iniciados na época 2008/2009 e fui campeã nacional este ano em 3000m Marcha em Pista Coberta. Fui ainda vice-campeã nacional nos 10000m Marcha. Este ano, também tive duas participações internacionais,  na Taça da Europa de Marcha, em Múrcia (Espanha) e no Campeonato da Europa de Juniores, na Suécia”.

Álvaro Rodrigues também irá participar nesta prova “porque também fui convidado e porque tenho muito gosto em participar. Pela corrida em si, como é uma corrida de praia, tem uma paisagem muito bonita e acho que muita gente vai querer participar”.  Quanto à dureza da prova, “se vamos ver, todas são provas duras, tanto de praia, de estrada ou corta-mato, é tudo duro. É uma questão de uma pessoa ter força de vontade para correr, espírito de sacrifício e ambição de vitória”. Álvaro Rodigues acredita que esta prova projete ainda mais a cidade de Quarteira, “como já foi projetada pela corrida que aqui tivémos no dia 17 de maio (I Grande Prémio Cidade de Quarteira). Foi uma prova que também envolveu muita gente e muitos bons atletas e esperamos que esta também seja mais um êxito”.Quanto a mais uma possível vitória no seu escalão, “sim, se possível. Eu luto sempre para isso, apesar de ir ter bons adversários mas estou sempre pronto para omelhor e para o pior”.

O presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, salienta que “o executivo da junta tem apoiado em termos desportivos e culturais a maior parte dos eventos que foram propostos, tanto por instituições, pelos clube e pelas associações. O Marco tem sido uma pessoa que tem dinamizado o Atletismo aqui. No último ano já tivemos aqui algumas provas que vão marcando a época, provas importantes e de referência, pelo que tem sempre o nosso apoio. Agora, apareceu com esta proposta e estamos abertos a apoiar mais uma vez”.

No seu ponto de vista, esta é “uma prova diferente. As provas que normalmente abordamos, em termos de apoio, trazem em si a importância que têm, em termos da informação. Quarteira começa a ser referenciada como a cidade onde as coisas acontecem e isso é importante para nós. Depois, é um evento diferente. Temos a S. Silvestre, o Grande Prémio Cidade de Quarteira, tivemos a Corrida Vertical, portanto, já começamos a ter algumas provas diferentes e mediáticas dentro do Atletismo e esta da praia, como temos uma das melhores frentes de mar do país, para não dizer a melhor, era um objetivo e um pensamento nosso haver uma prova só de praia, o Marco pegou nisso e é nossa intenção ajudá-lo até ao fim”. Se resultar, o apoio da junta de freguesia é para continuar? Telmo Pinto é peremptório: “Sempre”.

Reinaldo Teixeira, administrador da Garvetur, valoriza “este tipo de iniciativas que têm, para além da componente desportiva, uma componente social, as quais muito contribuem para o bem estar e para a saúde. Esta prática cada vez mais crescente tem aproximado muito as pessoas. É muito gratificante ver famílias a caminhar e outras a correr. Cabe às instituições, às empresas, no fundo, aos empresários, ajudar e facilitar a organização destes eventos e é nesse sentido que nos associamos a este evento”. Reinaldo Teixeira considera ainda que “o Algarve, no geral, e Quarteira, em particular, têm condições únicas para potenciar a prática desportiva de diferentes modalidades, contribuindo para um Algarve todo ano. O Algarve é um destino turístico, de férias mas também para investir, para residir, para estudar e trabalhar”.

As inscrições abriram hoje e podem ser feitas AQUI.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:AGENDA, Desporto, Quarteira

2 replies »