O dia seguinte ao temporal que provocou grandes inundações na Baixa de Albufeira e a destruição da Praia dos Pescadores revelou uma realidade ainda mais devastadora: Com o baixar das águas, ficou a nu toda a destruição provocada pela força das águas.
Quando chove, as águas pluviais vêm desde Paderne, barrocal abaixo, engrossando o caudal à medida que se aproximam do litoral. Chegada à Freguesia de Ferreiras, o caudal passa pelo leito da antiga ribeira, paralela à EN395, entre Vale Paraíso e Albufeira.
A obra do parque lúdico desde o Parque de Campismo à Rotunda dos Descobrimentos compreendeu o encanamento parcial da ribeira, que inclui quatro comportas (segundo avança o jornal Público, 3 delas estariam fechadas) que passa por baixo da referida rotunda, em direção ao mar, por baixo do Túnel. Neste trajeto, a antiga ribeira está totalmente encanada.
Mais de 10 horas a chover constantemente (das 4 até cerda das 14 horas), a chuva provocou um verdadeiro dilúvio, galgando margens, e a corrente da água tomou uma força extraordinária, destruindo tudo à sua passagem.
Para além dos danos verificados no domingo (ver aqui), o baixar das águas veio revelar uma realidade muito mais devastadora: Toda a intervenção do programa Polis realizada entre a Rotunda dos Descobrimentos e o Largo Eng. Duarte Pacheco foi destruída: A estrada de acesso a Albufeira, da rotunda à Avenida da Liberdade, foi destruída; toda a área pública da avenida foi destruída com o levantamento da calçada e a destruição de passeios; o Largo Eng. Duarte Pacheco sofreu igualmente profundos danos com abatimento do solo em vários pontos e destruição da calçada; a Rua dos Bares sofreu igualmente profundos danos; ao longo de todo este trajeto, foram igualmente afetadas as estruturas enterradas (água, luz, gás e telecomunicações).
Estamos a falar de um prejuízo de vários milhões de euros, a juntar aos vários milhões da recente alimentação artificial da Praia dos Pescadores.
A tarefa de reconstrução antevê-se gigantesca e nada fácil. Já foi pedida a declaração de Estado de Calamidade. Se assim ocorrer, é possível recorrer ao fundo criado para o efeito. É possível remediar muita coisa até ao início da próxima época balnear. O problema é a Passagem de Ano, programada para a Praça dos Pescadores. Afinal, faltam já menos de dois meses…
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
- Ribeira encanada no Parque Lúdico junto ao Centro de Saúde
- Início da Avenida da Liberdade, a seguir à Rotunda dos Descobrimentos
- Início da Avenida da Liberdade, a seguir à Rotunda dos Descobrimentos
- Avenida da Liberdade
- Avenida da Liberdade
- Largo Eng. Duarte Pacheco
- Largo Eng. Duarte Pacheco
- Largo Eng. Duarte Pacheco
- Rua de acesso à Avenida 25 de Abril
- Vista parcial da Avenida 25 de Abril e da Praça dos Pescadores
- Autarquia de Albufeira decidida a eliminar este cenário na Praça dos Pescadores
- Baía de Albufeira
- Baía de Albufeira
- Praça dos Pescadores
- Baía de Albufeira
- Praia dos Pescadores
- Operações de limpeza na Praça dos Pescadores
- Muitos curiosos acompanhando a situação
- Muitos curiosos acompanhando a situação
Categorias:Albufeira, Ocorrências
























1 reply »