A iniciativa “Um desafio vale – pelo menos – uma imagem” tem como objetivo motivar todas as pessoas com DPOC a partilharem as suas histórias de superação e as suas conquistas diárias contra as limitações da doença, promovendo uma atitude positiva e dando poder ao doente na gestão da sua DPOC e na melhoria da sua qualidade de vida.
Para participar, os membros da comunidade devem utilizar a aplicação integrada na página de Facebook DPOC: Agarrar a Vida para submeter uma fotografia e uma frase que descreva o exemplo de superação como, por exemplo, “Hoje evitei o elevador e subi todos os degraus do meu prédio”, “Voltei a ser eu a acompanhar o meu neto no seu percurso até à escola”.
O desafio termina quando forem alcançadas as 300 fotografias, o que se traduz num valor de três mil euros a reverter para a Associação RESPIRA.
A comunidade ‘DPOC: Agarrar a Vida’ foi desenvolvida com o intuito de criar um espaço de partilha onde as pessoas com DPOC, familiares e amigos encontrem informação útil sobre a gestão da doença, partilhem experiências e se apoiem mutuamente na gestão da DPOC, evitando o isolamento social e criando um espaço de interação onde se sintam parte de uma comunidade.
Para os quase 800 mil portugueses com DPOC, as mais básicas tarefas do dia-a-dia podem ser um desafio. Subir escadas, tomar banho, vestir-se pela manhã podem representar desafios consideráveis para uma pessoa com DPOC. Os sintomas de DPOC podem conduzir ao medo e ao pânico para muitas pessoas, o que faz com que muitas evitem ou desistam mesmo de algumas atividades, isolando-se. 53% das pessoas com DPOC dizem reduzir significativamente as suas atividades físicas para evitar dificuldades respiratórias.
Sobre a Respira:
A Respira – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas foi legalmente constituída em Fevereiro de 2007. Tem como objetivos, entre outros, fomentar programas de promoção da saúde respiratória e de prevenção primária e secundária do tabagismo, bem como promover um maior conhecimento e sensibilização sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) entre a população em geral e os profissionais de saúde, alertando para os fatores de risco e a necessidade de um diagnóstico precoce. Para isso contribui o seu jornal trimestral O2 distribuído, gratuitamente, aos associados e em Centros de Saúde e Consultas de Pneumologia dos Hospitais do País, bem como várias brochuras e livros para informação sobre esta patologia e para apoio às pessoas com doenças respiratórias crónicas. Para obter mais informações, visite www.respira.pt ou https://www.facebook.com/RespiraAssociacaoportuguesadepessoascomdpoc



