Alentejo

PlanetAlgarve revela belezas de Ouguela – Campo Maior

O PlanetAlgarve efetuou uma visita à povoação de Ouguela, localizada no Concelho de Campo Maior, Distrito de Portalegre. Uma visita guiada por Jorge Mexia, Eng.º Agrónomo no Grupo Nabeiro. Um passeio pitoresco que recomendamos aos nossos leitores que visitem aquela região alentejana.

Ouguela é uma povoação pertencente à freguesia de São João Baptista, situada na vasta região Alentejana, no concelho de Campo Maior.

Localizada num monte alcantilado, a cerca de 270 metros de altitude, Ouguela mantém o seu ambiente pacato e medieval desde há largos séculos.

A localidade terá ocupação humana bem antiga, pensando-se que terá origens num povoado proto-histórico, posteriormente ocupado por Romanos, Visigodos e Mouros. De facto, crê-se que Ouguela seria designada por “Budua” por alturas de domínio Romano do território e por “Niguela” por alturas da ocupação Visigótica.

Outrora uma vila mais desenvolvida, foi perdendo muita da sua importância com o término das guerras e disputas com a vizinha Espanha.

O Castelo de Ouguela

Erguido sobre uma escarpa, o castelo domina a vila, na margem esquerda da ribeira de Abrilongo, próximo à sua confluência com o rio Xévora, vizinho à raia com a Espanha. Reconstruído por D. Dinis (1279-1325), recebeu linhas abaluartadas do reinado de D. João IV (1640-1656).

Das suas muralhas observa-se a fortificação espanhola de Alburquerque.

De facto, o Castelo de Ouguela foi um importante instrumento defensivo, nomeadamente durante a Guerra da Restauração, a Guerra de Sucessão de Espanha e a Guerra das Laranjas, sendo por diversas vezes sitiado e atacado pelas forças Espanholas.

A própria localidade de Ouguela divide-se entre o interior e o exterior das muralhas defensivas do Castelo, como é visível na própria Igreja Matriz de Ouguela que está mesmo enquadrada na muralha defensiva da localidade.

Atualmente, integra a Área Turístico-Promocional de Planícies.

Fontes: Wikipédia e Guia da Cidade

Categorias:Alentejo, Viagens