Está a decorrer desde ontem e até hoje, dias 7 e 8 de dezembro, a Festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da comunidade piscatória quarteirense, de Quarteira e de Portugal. Pela primeira vez, o PlanetAlgarve acompanhou a procissão por mar a bordo da embarcação Dois Alhinhos, de Júlio Alhinho, ao qual desde já agradecemos, bem como a camaradagem de todos quantos seguiam a bordo.
Esta é a festividade religiosa com maior relevo na freguesia de Quarteira que atrai milhares de fiéis e visitantes de todo o Algarve.
É marcada por três procissões: uma noturna a 7 de dezembro e outras duas em simultâneo, a 8 de dezembro, por terra e por mar, com embarcações decoradas a rigor para o momento solene.
Assim, na noite de ontem, dia 7 (segunda-feira), pelas 21 horas, após a celebração eucarística pelo pároco de Quarteira, padre José Joaquim Campôa, a imagem de Nossa Senhora da Conceição saiu da Igreja com o mesmo nome, acompanhada por uma multidão de pessoas na Procissão das Velas em direção à Igreja de S. Pedro do Mar.
O dia de hoje, 8 de dezembro, começou com Alvorada.
Às 14 horas, teve lugar a Celebração Eucarística na Igreja São Pedro do Mar.
Depois da missa, pelas 15 horas, teve início a Procissão de Nossa Senhora da Conceição, onde participaram, como todos os anos, muitos milhares de pessoas, descendo da Igreja de S. Pedro do Mar em direção ao mar, percorrendo toda a marginal em direção ao Porto de Pesca, acompanhada em simultâneo pela procissão das embarcações engalanadas, seguindo a bordo de uma delas, este ano a embarcação “Marlene”, a pequena imagem de Nossa senhora da Conceição, mais pequena e mais antiga, de madeira, encontrada nas redes de um pescador há cerca de dois séculos atrás. Este é, tradicionalmente, um dos pontos altos desta festa: a viagem de barco da imagem antiga da Padroeira, acompanhada pela crença de muitos fiéis que aqui se deslocam, especialmente pelos pescadores que, com as suas embarcações, demonstram toda a devoção e afeto pela sua protetora.
À entrada do Porto de Pesca, ocorreu o encontro das duas imagens, entrando então no Porto de Pesca, com a saudação à Nossa Senhora e bênção do mar e das embarcações.
A pequena imagem antiga foi então transportada para a sua pequena capela, propositadamente construída para ela, à saída do Porto de Pesca de Quarteira, onde foi saudada pelas embarcações, entretanto concentradas no anteporto.
As comemorações terminam hoje à noite no Largo da Nossa Senhora da Conceição, junto à antiga Igreja de Quarteira com o mesmo nome. Aqui, entre as 18 e as 23 horas, há gastronomia e espetáculo de variedades com José Pasadinhas e Rita Melo e ainda Venda de Ramos e Leilão de Ofertas.
Esta é uma festividade tradicional que envolve toda a comunidade local e que consiste num momento do qual Quarteira muito se orgulha.
Tem organização da Paróquia de Quarteira e da Junta de Freguesia de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Fotos em papel podem ser encomendadas na loja de fotografia FormaImagem, na Rua Vasco da Gama, em Quarteira
Categorias:Quarteira
















1 reply »