A noite de ontem, dia 12 de dezembro, ficou marcada com o lançamento público do Núcleo de Quarteira da Associação José Afonso (AJA Quarteira). A apresentação pública à comunidade quarteirense contou com um concerto duplo com Luís Galrito e Francisco Fanhais no Centro Autárquico de Quarteira.
À entrada, o público foi convidado a conhecer a biografia de Zeca Afonso num trabalho emoldurado da autoria de Luís Guedes, segundo o qual “Quarteira é a cidade onde os cravos não morrem”.
A sala estava decorada com cravos vermelhos, uma cortesia da entusiasta ativista de Almancil, Adélia Brito, da Florista Alegrete e de Luís Guedes, que disponibilizou ainda cravos que foram distribuídos à entrada.
Com casa cheia, o espetáculo foi apresentado por Jorge Matos Dias, porta-voz da AJA Quarteira, que agradeceu o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira, convidando Francisco Fanhais, fundador e presidente da Associação José Afonso, sediada em Setúbal, a partilhar com os presentes algumas das suas vivências com Zeca Afonso, bem como as razões que o motivaram para a criação da associação.
Luís Galrito interpretou as canções que o tornaram famoso, as recriações de canções de José Afonso, terminando a sua atuação com o tema Canção de Embalar num dueto com Francisco Fanhais, que subiu assim ao palco para iniciar a sua atuação, um momento vibrantemente ovacionado pela assistência.
Francisco Fanhais interpretou canções com poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen, Manuel Alegre, António Aleixo, Zeca Afonso e outros, convidando Luís Galrito a partilhar o palco consigo em alguns temas.
O espetáculo terminou em apoteose com o tema Grândola Vila Morena, em perfeita simbiose com a vasta assistência.
A terminar o serão, os sócios da AJA Quarteira foram convidados a subir ao palco para uma foto de grupo com Francisco Fanhais.
A apresentação pública da AJA Quarteira contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto e ainda Jorge Guerreiro e Sónia Neves, do executivo da junta, Carlos Carmo, adjunto do presidente da Câmara Municipal de Loulé e presidente da Assembleia de Freguesia de Quarteira e representantes da AJA Lisboa, AJA Santarém e AJA Tavira.
Destaque ainda para a presença do presidente da autarquia de Loulé, Vítor Aleixo, durante o jantar com os fundadores da AJA Quarteira e os artistas e músicos, que antecedeu o espetáculo. Vítor Aleixo lamentou não poder acompanhar o espetáculo devido a outros dois compromissos agendados para essa mesma noite.
A AJA Quarteira é o 14.º núcleo da AJA e foi fundada no dia 28 de setembro, na sede da AJA, em Setúbal, num ato que contou com a presença de uma comitiva de sócios fundadores de Quarteira e o presidente da AJA, Francisco Fanhais.
Foi criada por 8 sócios fundadores, contando nesta data com 16 sócios, tendo diversas pessoas manifestado, no fim do espetáculo, a sua intenção de se associarem.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Fotos: PlanetAlgarve e FormaImagem
Fotos em papel podem ser encomendadas na loja de fotografia FormaImagem, na Rua Vasco da Gama, em Quarteira.
Categorias:Quarteira










































