Na sexta-feira, dia 18 de dezembro, cerca das 08h30, a Esquadra de Investigação Criminal de Portimão do Comando Distrital de Faro da PSP procedeu a uma busca domiciliária no centro da cidade de Portimão.
Decorrente de uma investigação que se iniciou recentemente, foi possível correlacionar matéria de prova com vista a obter, junto da Autoridade Judiciária competente, a promoção de mandados de busca domiciliária por haver fortes suspeitas de poderem ser encontrados diversos objetos conotados com ilícitos contra a propriedade.
No decorrer da operação policial, e atendendo à tipologia do edifício e às fracas condições de higiene e habitabilidade, promoveu-se à retirada das crianças que ali se encontravam, tentando assim garantir um adequado crescimento e acompanhamento dos menores, contando com a estreita colaboração de outra valência policial – Escola Segura/MIPP – e com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Portimão.
Resultou ainda a apreensão de um equipamento de telecomunicações referente a um roubo ocorrido nesta urbe durante o início do corrente ano.
Também naquele dia, cerca das 03h45, a Esquadra de Investigação Criminal de Portimão deste Comando Distrital procedeu à detenção de 4 suspeitos, portugueses, com idades compreendidas entre 21 e os 29 anos, por diversos crimes contra a propriedade.
No decorrer de uma investigação iniciada há cerca de 1 mês, onde os detidos estavam indiciados por diversos ilícitos contra a propriedade, nomeadamente através de assaltos a estabelecimentos comerciais com máquinas de fornecimento de tabaco. O grupo em apreço subtraía todo o tabaco e dinheiro existentes, bem como aproveitava tais factos para subtrair bebidas espirituosas, entre outros objetos.
Os suspeitos faziam-se transportar numa viatura ligeira de passageiros onde, após abordagem policial, apreenderam-se diversos maços de tabaco, no valor de 500 euros, 6 garrafas de bebidas, uma máquina de brindes (chocolates) e diversas ferramentas e utensílios habitualmente utilizados para o cometimento de tais ilícitos, nomeadamente pés de cabra, chaves de fendas e berbequins, entre outros.
O grupo aqui referido encontra-se referenciado como um dos responsáveis pela prática de diversos ilícitos contra o património nesta cidade de Portimão e seus arredores, sendo ainda motivador do alarmismo social outrora vivido por parte dos comerciantes locais e noticiado pelos vários órgãos de comunicação social.
Foram ainda posteriormente apreendidos mais maços de tabaco, uma espingarda calibre 12, um bastão extensível e diversos objetos informáticos.
Os suspeitos foram presentes no Tribunal de Portimão naquele dia para 1.º interrogatório judicial.
Por: PSP – Comando Distrital de Faro
Categorias:Ocorrências



