Desporto

I Torneio de Xadrez Jovem do Carnaval de Loulé

Na tarde de sábado, 13 de Fevereiro, as grandes opções do plano, as declarações de intenções e os votos de louvor que foram apresentadas na sala da Assembleia Municipal de Loulé foram muito diferentes dos habituais: com o quórum assegurado por 24 xadrezistas com idades entre os 6 e os 17 anos, o ponto único da Ordem de Trabalhos foi o I Torneio Aberto de Xadrez Jovem do Carnaval de Loulé, inserido na edição 2015/16 do Circuito Escolar da Academia de Xadrez do Algarve.

Efetuadas as inscrições na mesa, o período da ordem do dia decorreu durante cinco jornadas, dispondo cada jogador, em cada uma, de 15 minutos para terminar a sua partida, tendo o tic-tac dos relógios marcado as intervenções dos jovens xadrezistas ao longo das mais de três horas de jogo.

Entre rondas, houve tempo para uma mostra ad hoc de talento para o desenho e, entre o final da última jornada e a cerimónia de entrega de prémios, também para um lanche conjunto com os familiares e amigos presentes, fortemente vitaminado com a energética laranja algarvia, gentilmente oferecida pelos citricultores de Alte, que repôs a energia dos extenuados atletas.

As contas feitas no final das 60 partidas disputadas serviram para eleger Rui Wang, aluno do 8.º D da EB 2/3 Dr. Joaquim Rocha Peixoto Magalhães e xadrezista da Academia de Xadrez do Algarve, o grande vencedor da tarde. O pódio fechou com António Martins e Gabriel Mendes, ambos alunos da Escola Secundária de Loulé (10.º C e 10.ºA, respectivamente) e jogadores da Associação Cultural de Alte.

Glória também para os vencedores dos escalões: David Solá (sub-14, EB 2/3 Joaquim Magalhães), Leonardo Chitanu (sub-12, EB de S. Luís), Rui Fernandes (sub-10, Externato Menino Jesus), João Pedro Silva (sub-8M, EB1/JI do Carmo),  Luísa Filipe (sub-8F, EB de Areeiro), Carlota Pinto (feminino, EB 2/3 João Cabanita) e Laura Fernandes (melhor desenho).

E toda a Honra aos vencidos que contribuíram de forma exemplar, com bravura e fair play, para que a prova decorresse com incerteza nas classificações até final e num excelente ambiente de convívio e diversão. Em especial, por se tratar de jogadores não federados e sem vínculo a qualquer clube que decidiram participar na prova, muitos pela primeira vez, a organização agradece as presenças de Ricardo Dias, Tomás Mendes e João Mendes (Escola Secundária de Loulé), Yannis Stamoulis (Colégio Internacional de Vilamoura), Ana Vitória Brito (EB de S. Luís), Catarina André (EB1/JI Hortas de Santo António) e João Martins (EB Professor Manuel Martins Alves) que muito enriqueceram a competição.

Agradecimentos especiais também à Câmara Municipal de Loulé, à Bluebit.pt, à InfoRomba, aos Citricultores de Alte, à Taberna dos Frades, à Praça Central, à Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola de Vale Judeu, à Escola Profissional Cândido Guerreiro, à Escola Secundária de Loulé, à Total FM, ao Jornal do Algarve, à Voz do Algarve e ao Sul Informação, sem a intervenção dos quais o evento não teria tido um impacto tão positivo.

A próxima prova do Circuito Escolar da AXAL terá lugar na Páscoa e será realizada em Faro. Entretanto, há mais xadrez já no próximo domingo, dia 21, no Club Farense, num torneio em memória de Joaquim António da Palma (1934-2016), carismático jogador dos cafés de Faro. Mais informação sobre este e outros eventos xadrezísticos no facebook das Torres de Loulé (www.facebook.com/xadrezloule).

Mais info:

Classificação final:

http://www.chess-results.com/tnr207449.aspx?lan=10&art=4&wi=821

Todas as fotos:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.696288780514209.1073741842.655341904608897&type=3

Vídeos da prova:

https://youtu.be/eHe7EkVaJ7E

https://www.facebook.com/xadrezloule/videos/695566557253098/

Próximos Eventos

– In Memoriam: Torneio de Homenagem a Joaquim António da Palma (1934-2016)

Joaquim António da Palma, 82 anos, um dos mais antigos jogadores da Associação de Xadrez de Faro, faleceu no dia 3 de Fevereiro, vítima de doença prolongada.

Ao longo da sua carreira representou, entre outros, o Sport Faro e Benfica, o Sporting Clube Farense e o Clube D. Pedro. Nos últimos anos, apesar de participar ainda em alguns torneios organizados pela Academia de Xadrez do Algarve, era no café que, com a sua «bicazinha», ia dando «uma mãozinha nas peças».

Como refere José Paulino, existe em Faro uma longa tradição de mais de meio século que consiste no encontro praticamente diário de alguns jogadores, cada vez menos, que no café se dedicam à prática do xadrez.

Esta tradição da prática lúdica e informal do xadrez de café tem perdido força com o advento da internet e dos clubes de competição. Em Faro, tais encontros têm tido vários palcos ao longo do tempo: do antigo café Atlântico, passando pelo café Paris, também pelo secular e atualmente encerrado café Aliança, pelo café Moderno e pelo café Imperial, até ao Seu Café e, mais recentemente, ao Nova Casa da Rua Frei Lourenço de Santa Maria. Em todos eles, ao final da tarde, realizavam-se longas batalhas entre Reis, Rainhas e peões, que se renovam com os jogadores que ainda mantêm a tradição.

Os Senhores Delfino, Palma e Kabay, quais últimos moicanos do xadrez farense, constituíam o triunvirato da velha guarda que, contra todos os ventos, seguiam jogando as suas partidas nos cafés de Faro, impondo o seu tempo ao Tempo, indiferentes à velocidade da modernidade e suas tecnologias.

E agora que Caissa, invejosa, decidiu promover o Senhor Palma para se juntar ao Senhor Delfino, de modo a, também ela, gozar os fins de tarde jogando umas partidinhas, entre um café e dois dedos de conversa, com os moicanos algarvios, cabe aos que por cá ainda ficam manter a tradição, enquanto Caissa não se lembra também de nós.

No próximo domingo à tarde, no Club Farense, será jogado um torneio de homenagem a Joaquim António da Palma, organizado por Carlos Fantasia Sousa (Associação de Xadrez do Distrito de Faro / Ass. Desportiva e Cultural de Faro)

Informações: adcfaro@gmail.com

– Deslocação a Lepe para participação em torneio espanhol

No domingo, dia 6 de Março, uma delegação de xadrezistas algarvios, irá deslocar-se a Lepe, na Andaluzia, para participar no I Open de Xadrez La Casa, organizado pelo Club de Ajedrez La Redondela, em que estarão em disputa mais de € 300 em prémios.

Esta será a primeira deslocação organizada pelo coletivo “Torres de Loulé” que promove semanalmente, nesta cidade algarvia, encontros de xadrez abertos a todos os interessados.

Nestes encontros, na primeira parte os participantes são divididos em dois grupos (iniciação e aperfeiçoamento) e há um primeiro momento formativo. Segue-se um período em condições análogas às das competições oficiais e termina com prática livre.

Todos os interessados, independentemente do nível de jogo, sejam absolutos principiantes ou jogadores federados, são bem-vindos.

Mais info: www.facebook.com/xadrezloule

Por: Torres de Loulé

Categorias:Desporto, Loulé