Algarve

CultAlg e GNR/SEPNA assinam protocolo inédito em Portugal para a proteção do Património Cultural Imóvel do Algarve

No próximo dia 20 de maio, pelas 15h, irá ser assinado um protocolo inédito em Portugal, no Auditório da ex Direção Regional de Economia.

A Direção Regional de Cultura do Algarve e a Guarda Nacional Republicana, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, irão cooperar institucionalmente para a salvaguarda e proteção do Património Cultural imóvel em meio rural.

Em 2000 na Resolução de Vantaa, em Helsínquia, a UNESCO adotou as medidas “Para uma estratégia Europeia Sobre Conservação Preventiva” que inclui a criação de planos e equipas para fazer frente a situações de vandalismo e outros agentes destruidores que causam estragos no Património Cultural.

Será o que, pela primeira vez em Portugal, estabelecerá este protocolo para a Proteção do Património Cultural Imóvel do Algarve.

A sessão contará com uma dissertação do especialista Doutor João Martins Claro, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, que abordará o tema “O Valor do nosso Património Histórico-Arqueológico”.

A Directora Regional da Cultura do Algarve, Professora Doutora Alexandra Gonçalves, e o Coronel Carlos Silva Gomes, Comandante Territorial de Faro da GNR, farão breve alocução sobre a necessidade de prevenção e sensibilização do Património histórico e arqueológico no meio rural algarvio e sobre as ações futuras em preparação, no âmbito da presente colaboração.

Categorias:Algarve