Quarteira

23.º Jantar de Boas-Vindas aos Emigrantes de Quarteira

O Restaurante “O Museu”, em Vale Covo, Boliqueime, foi palco na noite de ontem (24 de agosto), do 23.º Jantar / Convívio de Boas-Vindas aos Emigrantes e Amigos da Freguesia de Quarteira, em particular, e do Concelho de Loulé, em geral.

O jantar, numa iniciativa de Manuel Madeira e Gonzaga Vairinhos, aberto a todos os emigrantes, familiares e amigos, contou com mais de 50 participantes que partilharam mais um momento inesquecível de convívio, amizade e recordações.

Manuel Madeira deu as boas-vindas a todos, recordando que “eu e o Gonzaga Vairinhos organizamos estes jantares há 23 anos. No início, era apenas uns petiscos com homens a debater os problemas que Quarteira tinha. Depois, alargámos também às mulheres e com animação musical. É uma oportunidade para as pessoas se encontrarem porque passam-se anos sem se verem. Hoje, as férias dos emigrantes são bem diferentes do que eram. Naquele tempo, era um fim-de-semana a correr e agora já é uma semana, 15 dias ou 1 mês. É uma alegria encontrar aqui pessoas, como a Juvenália Rocha, que desde os anos 60 que não nos víamos. É um motivo de orgulho encontrarmo-nos, nem que seja só uma vez por ano“.

Manuel Madeira passou então aos agradecimentos, agradecendo ao anfitrião Michel e a todo o seu staff pela forma como foram acolhidos, agradecendo igualmente “ao Jorge Matos Dias, que tem um jornal online, o PlanetAlgarve.com, onde este jantar vai ser apresentado e pode ser visto em todo o mundo. Os familiares de quem aqui está e outros emigrantes que não puderam vir, podem ver no PlanetAlgarve as fotografias deste jantar. No final, podem dançar porque temos aqui o Kim Gonçalves, a quem eu agradeço também por nos acompanhar com a sua música e podem também ouvir as canções dos artistas que vamos ter aqui esta noite e outros que vão contar umas anedotas”.

O serão contou com baile animado pelo organista / vocalista Kim Gonçalves, acompanhado por Ricardo Alexandre nas congas. “Quando eramos emigrantes na Alemanha, eu e o Ricardo fazíamos parte de um conjunto musical chamado Celtas de Hamburgo”, lembrou Manuel Madeira.

Como é tradição, o serão contou ainda com momentos de fados e canções com os artistas amadores Manuel Madeira e Gonzaga Vairinhos, bem como anedotas contadas por Zacarias, Ezequiel, Elídio e Ricardo Alexandre.

Recorde o Jantar do Emigrante de 2015 AQUI.

Recorde o Jantar do Emigrante de 2014 AQUI.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Quarteira