Em breve outros parceiros virão juntar-se
O empreendimento Dunas Douradas Beach Club, sito na freguesia de Almancil, concelho de Loulé, o Posto de Abastecimento de Combustíveis BP de Boliqueime (frente à discoteca Kadoc) também no concelho de Loulé, e o Restaurante Marufo 1, localizado na Fonte Santa, Freguesia de Quarteira (Loulé), foram os primeiros a aceitar cooperar com a EXISTIR – Associação de Solidariedade, recebendo nos seus espaços equipamentos de recolha seletiva de têxteis da empresa H. Sarah Trading.
O projeto tem como objetivo criar uma rede de recolha têxtil da Sarah Trading, através da parceria estabelecida com a Associação EXISTIR, revertendo para esta IPSS um donativo financeiro na proporção das recolhas efetivas que vierem a ocorrer na totalidade dos contentores personalizados com este projeto solidário, valores esses que serão entregues de forma regular e direta pela Sarah Trading à instituição louletana.
Refira-se que a EXISTIR em parceria com a Sarah Trading, conta com a indispensável colaboração de diversas empresas, entidades e instituições algarvias, que estão a desenvolver sinergias e a breve trecho proporcionarão resultados significativos a favor da sustentabilidade desta importante instituição social sediada em Loulé, que acolhe perto de 70 pessoas no âmbito das suas duas unidades internas de importância significativa, a CAOL – Centro de Atividades Ocupacional Laboral e a URPE – Unidade de Reabilitação Profissional da Existir.
O CAOL proporciona a cerca de 32 indivíduos a recuperação de portadores de deficiência grave e moderada, e a oportunidade de desenvolvimento de potenciais e competências facilitadoras de uma integração social e participativa.
Na URPE, que tem como objetivo preparar a pessoa portadora de deficiência para uma atividade profissional, tornando-a capaz de executar, com o máximo de autonomia e eficácia, as tarefas e operações específicas dessa atividade, desenvolvendo uma atitude profissional face ao trabalho, estão integradas 39 pessoas.
Sobre a H. Sarah Trading:
A empresa H Sarah Trading, portadora do Alvará de Operador de Gestão de Resíduos n.º 10/2013 CCDRC, está preparada e vocacionada para a recolha de roupa, calçado e brinquedos novos e/ou usados para posterior tratamento e reencaminhamento, procurando, com a sua atividade, diminuir a quantidade de resíduos destinados aos aterros.
Fundada em 2006, iniciou a sua atividade com o objetivo de criar em Portugal a primeira central de tratamento de resíduos têxteis. Inicialmente, o projeto centrava-se apenas na triagem de roupa, calçado e brinquedos e posterior reencaminhamento. Em setembro de 2012, alargou a sua área de atividade para a recolha através da colocação de equipamentos apropriados em espaços públicos e privados, por todo o território nacional. Sediada em Vila Verde (Seia), na zona centro do país, uma região extremamente fustigada pelo desemprego e falta de oportunidades, deu origem a 80 postos de trabalho, que tendem a aumentar em consequência do contínuo crescimento da empresa.
A empresa H Sarah Trading desenvolve a sua atividade em colaboração com instituições, municípios e empresas, dando resposta aos mais diversos pedidos, tendo capacidade de monitorizar as recolhas e respetivas entregas em todo o território nacional.
O projeto que a Sarah Trading apresenta já foi premiado a nível nacional com algumas distinções, designadamente pela Visão Solidária 2013 “Prémio Os Nossos Heróis” e ES+ (Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social), pelo Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social (MIES).
A H Sarah Trading é também uma empresa PME Líder, certificada com a ISO 9001 (Sistemas de Gestão de Qualidade).
Categorias:Loulé





